Alfabetização Científica e Modelagem nas Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da Formação Continuada

Autores

  • Adriane Kis Schultz Escola Municipal de Ensino Fundamental Boa Vista – EMEFBV.
  • Danusa de Lara Bonotto Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n5.13275

Palavras-chave:

Agir pedagógico, formação de professores, saberes da docência, professor reflexivo

Resumo

Este estudo versa resultados de uma pesquisa qualitativa, a partir das inquietações referentes à docência nos Anos Iniciais. Tem como objetivo compreender os elementos presentes em práticas pedagógicas de Modelagem nas Ciências (MC) que podem contribuir para o desenvolvimento da Alfabetização Científica (AC) dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os sujeitos da pesquisa são seis professoras que participaram de cinco encontros formativos envolvendo as temáticas MC e AC. A constituição dos dados deu-se por meio da produção escrita de diários referentes aos encontros de formação. A análise segue os procedimentos da Análise de Conteúdo, a partir da qual estabelecemos duas categorias à priori que abordam sobre: i) Encontros formativos com atividades de MC. Nessa categoria foi emergente que os encontros favoreceram a valorização da coletividade e dos espaços que integram as dimensões pessoais e profissionais dos professores e possibilitaram reflexões sobre a prática docente, a mobilização e transformação de saberes e, ii) Alfabetização Científica e Modelagem nas Ciências na qual reconhecemos que o entrelaçamento entre MC e AC surge quando as professoras ampliam os sentidos atribuídos às expressões e textualizam elementos de práticas de MC que favorecem o desenvolvimento da AC marcadas nas habilidades de perguntar, observar, organizar, anotar, testar, formular hipóteses, sistematizar e construir argumentos; apresentam desafios associados ao tempo para planejamento, cumprimento de programas pré-estabelecidos e a própria insegurança docente para conduzir práticas mais investigativas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

22-12-2022

Como Citar

Alfabetização Científica e Modelagem nas Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da Formação Continuada. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 21–38, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n5.13275. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13275. Acesso em: 1 mar. 2025.