Alfabetização Científica e Modelagem nas Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da Formação Continuada

  • Adriane Kis Schultz Escola Municipal de Ensino Fundamental Boa Vista – EMEFBV.
  • Danusa de Lara Bonotto Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.
Palavras-chave: Agir pedagógico, formação de professores, saberes da docência, professor reflexivo

Resumo

Este estudo versa resultados de uma pesquisa qualitativa, a partir das inquietações referentes à docência nos Anos Iniciais. Tem como objetivo compreender os elementos presentes em práticas pedagógicas de Modelagem nas Ciências (MC) que podem contribuir para o desenvolvimento da Alfabetização Científica (AC) dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os sujeitos da pesquisa são seis professoras que participaram de cinco encontros formativos envolvendo as temáticas MC e AC. A constituição dos dados deu-se por meio da produção escrita de diários referentes aos encontros de formação. A análise segue os procedimentos da Análise de Conteúdo, a partir da qual estabelecemos duas categorias à priori que abordam sobre: i) Encontros formativos com atividades de MC. Nessa categoria foi emergente que os encontros favoreceram a valorização da coletividade e dos espaços que integram as dimensões pessoais e profissionais dos professores e possibilitaram reflexões sobre a prática docente, a mobilização e transformação de saberes e, ii) Alfabetização Científica e Modelagem nas Ciências na qual reconhecemos que o entrelaçamento entre MC e AC surge quando as professoras ampliam os sentidos atribuídos às expressões e textualizam elementos de práticas de MC que favorecem o desenvolvimento da AC marcadas nas habilidades de perguntar, observar, organizar, anotar, testar, formular hipóteses, sistematizar e construir argumentos; apresentam desafios associados ao tempo para planejamento, cumprimento de programas pré-estabelecidos e a própria insegurança docente para conduzir práticas mais investigativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ALMEIDA, C.; GOMES, L.; MADRUGA, Z. A Modelagem Matemática no Ensino Fundamental: um estudo de pesquisas recentes. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 3, p. 401-417, 3 mar. 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: ciências e matemática. São Paulo: Contexto, 2019.

BONOTTO, D. de L. (Re)configurações do agir modelagem na formação continuada de professores de matemática da Educação Básica. 2017. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

BONOTTO, D.; SCHELLER, M. O agir modelagem. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 1, n. 2, 20 jun. 2018.

FONSECA, C.; GONÇALVES, S.; DOS SANTOS JR, J. Alfabetização científica, colaboração e desenvolvimento profissional: Investigando conexões em um grupo colaborativo de professoras dos anos iniciais. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 3, p. 226-242, 13 ago. 2022.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) – Curso de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.

LORENZON, M. A espiral investigativa como uma estratégia de desenvolvimento da alfabetização científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Curso de Pós-Graduação em Ensino, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2018.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. Ed. São Paulo: EPU, 2013.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Instituto Inovação Educacional, 1995.

NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Almejando a alfabetização científica no Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 13, p. 333-352, 2008.

SCHULTZ, A. K.; BONOTTO, D. L. O planejamento de professoras dos anos iniciais: instrumentos e estratégias para o ensino de ciências. VIDYA, Santa Maria, v. 41, n. 2, p. 97-113, 2021.

ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Publicado
22-12-2022
Como Citar
SCHULTZ, A.; BONOTTO, D. Alfabetização Científica e Modelagem nas Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da Formação Continuada. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 5, p. 21-38, 22 dez. 2022.