Formação continuada de professores de Matemática e experiência envolvendo material de Cuisenaire

  • Danusa de Lara Bonotto Universidade federal da Fronteira Sul
  • Izabel Gioveli Universidade federal da Fronteira Sul

Resumo

Este texto apresenta o relato da experiência realizada, utilizando o material de Cuisenaire, com um grupo de professores de Matemática da Educação Básica participantes de um projeto de formação continuada desenvolvido em uma universidade pública do sul do Brasil. O material de Cuisenaire foi utilizado para o estudo e abordagem das operações envolvendo números racionais. De modo específico, textualiza-se neste relato reflexões acerca da influência da formação continuada sobre o trabalho docente. Essas reflexões estão ancoradas num conjunto de sete diários produzidos por uma professora participante do projeto. Observou-se que a formação continuada teve influência sobre o trabalho da professora. Tal influencia manifestou-se nas relações conceituais e metodológicas acerca das operações envolvendo números racionais e nos elementos constitutivos do trabalho docente, especialmente os alunos.

Publicado
17-02-2019
Como Citar
BONOTTO, D.; GIOVELI, I. Formação continuada de professores de Matemática e experiência envolvendo material de Cuisenaire. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 1, n. 3, 17 fev. 2019.
Seção
Relatos de Experiências