Editorial do I SSAPEC – Simpósio Sul-Americano de Pesquisa de Ensino de Ciências
Resumo
Esta edição especial: I SSAPEC – Simpósio Sul-Americano de Pesquisa de Ensino de Ciências, da Revista Insignare Scientia (RIS), é uma ação coletiva resultante do trabalho realizado por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC, bem como, servidores/as técnico-administrativos/as da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS.
Os textos que compõem esta edição advém das pesquisas socializadas no I SSAPEC, realizado no período de 28 a 30 de outubro de 2020, na UFFS e organizado em torno de sete eixos temáticos: Formação de professores de Ciências; História, Sociologia, Filosofia e Epistemologia das Ciências; Alfabetização Científica, Educação ambiental e Estudos CTS/CTSA; Processos de Ensino e de aprendizagem e o Ensino de Ciências; Metodologias de Ensino de Ciências; Temas contemporâneos (Educação Inclusiva, em Saúde, do Campo, Quilombola, Questões de Gênero e afins).
O I SSAPEC teve como objetivo fortalecer e divulgar resultados de pesquisa em ensino de Ciências realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da UFFS, campus Cerro Largo, bem como, promover o intercâmbio de conhecimentos e fomentar um espaço de interação, discussões e debates entre estudantes da graduação, pós-graduação e professores/as que realizam pesquisa em ensino de Ciências e áreas afins de diferentes instituições superiores. Para tal o evento contou com a escola de investigadores, palestras, mesas redondas e apresentação oral de trabalhos.
O evento contou com a submissão de 267 trabalhos inscritos nas modalidades Resumo e Resumo Expandido, dos quais foram aprovados 88 Resumos e 135 Resumos Expandidos, apresentando pesquisas realizadas em diferentes regiões do Brasil e da América do Sul. Todos os trabalhos submetidos foram avaliados por professores/as da Comissão Científica composta por 55 pesquisadores/as de
diferentes universidades brasileiras. Dos 135 resumos expandidos, os melhores
avaliados foram ampliados para artigos e compõem esta edição especial da RIS.
Os 37 artigos contemplam as temáticas vinculadas aos sete eixos temáticos e
abarcam a relação da Pesquisa em Ensino de Ciências e áreas afins a partir de diferentes
perspectivas e níveis de ensino. Há trabalhos que perpassam pelos processos de ensino e
aprendizagem e a significação conceitual, outros discutem a formação inicial e
continuada de professores/as, saberes docentes e desenvolvimento profissional.
Ainda, há artigos que contemplam a epistemologia; a pesquisa em história, filosofia
e sociologia da ciência; a atenção às políticas educacionais e curriculares na
Educação Básica e a inclusão social, além de diferentes estratégias pedagógicas e a
inserção de tecnologias e recursos digitais nas aulas de Ciências.
Os/as autores/as dos 37 trabalhos selecionados são filiados a instituições de ensino
superior sul-americanas. Desse modo, esta edição da RIS constitui-se um meio para a
divulgação e publicização de pesquisas realizadas por docentes e discentes de
Graduação e Pós-Graduação em Ensino de Ciências e áreas afins de diferentes
instituições. Assim, os artigos que compõem esta edição podem desencadear novas
questões de pesquisa, bem como provocar reflexões em torno do ensino de ciências e
fortalecer os resultados já assinalados nas pesquisas realizadas nesta área.
Encerramos este editorial agradecendo aos/as autores/as dos 37 artigos e aos/as
editores/as da RIS que tornaram possível esta edição e convidamos a todos/as para
leitura.
Downloads
Copyright (c) 2021 Danusa de Lara Bonotto, Rosemar Ayres dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.