Investigação-formação-ação na Prática de Ensino da Licenciatura em Ciências Biológicas

  • Rúbia Emmel Instituto Federal Farroupilha
  • Maria Cristina Pansera-de-Araújo UNIJUI
Palavras-chave: Prática de Ensino, Formação Inicial, Currículo, Livro Didático

Resumo

A investigação-formação-ação é a proposta que se apresenta nesta pesquisa considerando suas contribuições no contexto da prática de ensino para a formação inicial de professores na licenciatura em Ciências Biológicas. A pesquisa teve como objetivo geral: conhecer o caráter constitutivo do currículo a partir da compreensão das relações entre as concepções de currículo e livro didático de licenciandos em Ciências Biológicas. Os movimentos formativos experienciados pelos sujeitos foram analisados nesta pesquisa, através das escritas narrativas em diários de bordo. As reflexões dos licenciandos desencadearam problemas formativos, apresentados nesta investigação-formação-ação em quatro espirais reflexivas: 1) Construindo o processo de investigação do currículo e livro didático na formação inicial de professores de Ciências Biológicas; 2) Espiral reflexiva desencadeada pelo planejamento e intervenção em um componente de Prática de Ensino, expressas nas constatações, marcas e amarras do currículo; 3) O livro didático no currículo e na Licenciatura em Ciências Biológicas; 4) A evolução e significação das concepções de currículo dos licenciandos de Ciências Biológicas no processo de formação inicial. Portanto, o valor formativo das reflexões em histórias narradas, destacou a necessidade da formação inicial reservar um tempo maior aos estudos reflexivos das relações entre currículo e livro didático.

Biografia do Autor

Maria Cristina Pansera-de-Araújo, UNIJUI

Professora Doutora no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, Mestrado e Doutorado, UNIJUÍ.

Publicado
16-09-2019
Como Citar
EMMEL, R.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. Investigação-formação-ação na Prática de Ensino da Licenciatura em Ciências Biológicas. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 2, p. 292 -312, 16 set. 2019.
Seção
Dissertações e Teses