Constituição do conhecimento em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), nas interações entre docentes e discentes, no Ensino Superior

  • Raquel Weyh Dattein Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Maria Cristina Pansera-de-Araújo Unijuí
Palavras-chave: Formação Docente, Currículo, Práticas Pedagógicas, Desenvolvimento Profissional

Resumo

A pesquisa em Educação em Ciências sobre conhecimento de professor ainda suscita estudos. Objetivamos identificar interações dialógicas e cognitivas entre uma docente da educação superior com seus estudantes, e destes entre si, na disciplina Meio Ambiente e Sustentabilidade (MAS), no desenvolvimento do currículo com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA. A observação das interações produzidas constituíram um estudo de caso do tipo participante. A atividade proposta pela professora e analisada, neste texto, envolveu os conceitos: meio ambiente, ambiente, ecologia e natureza, com posterior sistematização coletiva. Reconhecemos o conhecimento profissional de professor no desenvolvimento de currículo com enfoque CTSA, na interação com os alunos e destes entre si, para formação acadêmico-profissional dos graduandos, crítica e consciente, na relação com o ambiente e a sustentabilidade do planeta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Weyh Dattein, Universidade Federal da Fronteira Sul
Estudante de Graduação em Ciências: Biologia, Física e Química – Licenciatura. Campus Cerro Largo - RS. Bolsista do PIBIDCiências.

Referências

ACEVEDO DÍAZ, J. A.; VÁZQUEZ ALONSO, A.; MANASSERO MAS, M. A. El movimiento ciencia-tecnología-sociedad y la enseñanza de las ciencias. In: MANASSERO MAS, M. A.; VÁZQUEZ ALONSO, A.; ACEVEDO DÍAZ, J. A. Avaluació dels temes de ciència, tecnologia i societat. Palma de Mallorca: Conselleria d'Educació i Cultura del Govern de les Illes Ballears, 2001.
AIKENHEAD, G. S. Educación Ciencia-Tecnología-Sociedad (CTS): una buena idea como quiera que se le llame. Educación Química, México, v. 16, n. 2, p. 114–124, 2005.
AIKENHEAD, G. S. Science Education: Border Crossing into the Subculture of Science. Studies in Science Education, Canadá, vol. 27, pp. 1-52, 1996.
AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 1–13, 2001.
AUTOR et al.. 2017.
AUTOR. 2019.
AUTOR et al.. 2009.
CARVALHO, A. M. P. de. Uma metodologia de pesquisa para estudar os processos de ensino e aprendizagem em salas de aula. In: SANTOS, F. M. T. dos; GRECA, I. M. A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Editora Unijuí, 2006. p. 13-48.
CEREZO, J. A. L.. Ciência, Tecnologia e Sociedade: o estado da arte na Europa e nos Estados Unidos. In: SANTOS, L. W. (Org.). Ciência, tecnologia e sociedade: o desafio da interação. Londrina: IAPAR, p. 3–38, 2002.
DECONTO, D. C. S.; CAVALCANTI, C. J. de H.; OSTERMANN, F.. A perspectiva ciência, tecnologia e sociedade na formação inicial de professores de física: estudando concepções a partir de uma análise bakhtiniana. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 87-119, nov. 2016. ISSN 1982-5153. Disponível em: . Acesso em: 26 maio 2020. doi:https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p87.
DE SOUZA, A. M., GOMES, S. I. A. A., SANDRI, M. C. M. Análise do perfil didático-metodológico de licenciandos em Química. Revista Contexto & Educação, 34(108), 252-268, 2019. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.252-268
DE VARGAS COSTA, P. Metodologias Ativas: processo investigativo pela produção de vídeos. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 2, p. 180-188, 26 fev. 2021.
FERNANDES, I. M. B.; PIRES, D. M.; DELGADO-IGLESIAS, J.. Perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente (CTSA) nos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais do 6º ano de escolaridade. Revista Ciência Educ., Bauru, v. 24, n. 4, p. 875-890, 2018.
GÓES, M. C. R. de. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Cadernos CEDES, Campinas, v. 20, n. 50, p. 9-25, abr. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v20n50/a02v2050.pdf. Acesso em: 22 jan. 2020.
GROSSMAN, P.; WILSON, S.; SHULMAN, L. Profesores de Sustancia: El conocimiento de la materia para la enseñanza. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, Espanha, v. 9 (2), 1-24, 2005.
LUZ, R.; ARAÚJO-QUEIROZ, M. B.; PRUDÊNCIO, C. A. V.. CTS ou CTSA: o que (não) dizem as pesquisas sobre educação ambiental e meio ambiente? Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 31-54, maio de 2019. ISSN 1982-5153. Disponível em: . Acesso em: 24 maio 2020. doi: https://doi.org/10.5007/ 1982-5153.2019v12n1p31.
MALDANER, O. A.. A pesquisa como perspectiva de formação continuada do professor de química. Quím. Nova [online], São Paulo, vol.22, n.2, 1999.
MIZUKAMI, M. da G. N.. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Revista Educação (UFSM), Santa Maria, vol. 29 - N° 02, 2004.
NÓVOA, A. S.. Os Professores e as Histórias da sua Vida. In: NÓVOA, A. S.. Vidas de Professores. Porto: Porto, 1995, p.11-30.
ORTEGA, M. Á. A.. Formación ambiental y prácticas pedagógicas: una perspectiva desde los egresados de la UACM. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 55, p. 1502-1529, out./dez. 2017.
PÉREZ GÓMEZ A.. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: Nóvoa, A. S. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa (Portugal): Publicações Dom Quixote; 1995, p. 95-114.
PORLÁN, R.; MARTÍN, J.. El diario del profesor. Sevilla: Díada Editora, 2000.
SANTOS, W. L. P. dos; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 1–23, 2002.
SHULMAN, L. S.. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Califórnia, 15(2), 1986, p. 4-14.
SHULMAN, L. Knowledge and Teaching: Foundations of the new reform. Havard Education Review, v. 57, n. 1, fev. 1987. p. 1-22.
TENREIRO-VIEIRA, C.; VIEIRA, R. M.. Educação em Ciências e Matemática com Orientação CTS Promotora do Pensamento Crítico. Revista CTS, Buenos Aires, vol. 11, nº 33, Septiembre de 2016 (pág. 143-159).
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores.. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VILCHES, A.; PÉREZ, D. G.; PRAIA, J.. De CTS a CTSA: educación por un futuro sostenible. In: SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; AULER, Décio (Org.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: Editora Universidade de Brasília. p. 185-209, 2011.
VILCHES, A.; GIL-PEREZ, D.. La Ciencia de la Sostenibilidad: una necesaria revolución científica. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 22, n. 1, p. 1-6, Mar. 2016. Available from . Acesso em 25 May 2020. https://doi.org/10.1590/1516-731320160010001.
UNIVERSIDADE X. Plano de Ensino de Meio Ambiente e Sustentabilidade. 2019.
YIN, R.. Estudo de caso - planejamento e métodos. Tradução Daniel Grassi. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Publicado
16-03-2022
Como Citar
WEYH DATTEIN, R.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. Constituição do conhecimento em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), nas interações entre docentes e discentes, no Ensino Superior. Revista Insignare Scientia, v. 5, n. 1, p. 25-45, 16 mar. 2022.