Investigando os motivos para ensinar Ciências às novas gerações

  • Larissa Lunardi Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Rúbia Emmel Instituto Federal Farroupilha (IFFar)
Palavras-chave: Ensino de Ciências;, formação inicial de professores;, professores de Ciências e Biologia.

Resumo

: Este estudo teve como objetivo analisar o modelo de Investigação-Formação-Ação em Ciências (IFAC) nos processos de formação docente inicial de Ciências e Biologia e as compreensões sobre os motivos para ensinar Ciências às novas gerações. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e documental. O instrumento de coleta de dados utilizado foi escritas narrativas realizadas, em diários de formação, por 14 licenciandos matriculados no componente curricular de Prática enquanto Componente Curricular III do 3º semestre de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A perspectiva de análise adotada foi a Análise Textual Discursiva (ATD) elaborada por meio de processos de unitarização, categorização e comunicação. A partir da ATD emergiram três categorias: Ciências e cotidiano; Ciências para preservar o meio ambiente; e Ciências para ser crítico. A partir dessas categorias, percebeu-se que as escritas narrativas permitem aos licenciandos, no movimento de IFAC, a reflexão sobre os motivos para ensinar Ciências, os quais fazem parte da sua constituição docente e que estarão refletidos em suas futuras práticas pedagógicas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
03-03-2021
Como Citar
LUNARDI, L.; EMMEL, R. Investigando os motivos para ensinar Ciências às novas gerações. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 3, p. 179-193, 3 mar. 2021.