O Ensino de Matemática e pesquisa-ação no primeiro ciclo dos Anos Iniciais

  • Rúbia Emmel Instituto Federal Farroupilha
  • Andrieli Tais Hahn Rodrigues Setrem, Faculdades Três de Maio
  • Amanda Denes Setrem, Faculdades Três de Maio
Palavras-chave: Educação Matemática, Anos Iniciais, Pesquisa-ação

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo geral de compreender o ensino de Matemática nos anos iniciais em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. Utilizou-se como metodologia a pesquisa-ação que permitiu investigar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores, possibilitando-se a participação dos alunos de uma turma do segundo ano. Por meio da pesquisa-ação refletiu-se no interstício da prática docente, pois foram realizadas etapas de observação, planejamento e intervenção do ensino de Matemática nos anos iniciais. A análise dos resultados evidenciou que nos anos iniciais se requer a utilização do lúdico, ambientes diferenciados e equipados com materiais concretos, qualificando os processos de ensino e de aprendizagem em Educação Matemática. Portanto, esta pesquisa possibilitou uma compreensão maior sobre o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo para a aprendizagem dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrieli Tais Hahn Rodrigues, Setrem, Faculdades Três de Maio

Licenciatura Plena em Pedagogia, SETREM.

Amanda Denes, Setrem, Faculdades Três de Maio

Licenciatura Plena em Pedagogia, SETREM.

Publicado
11-09-2018
Como Citar
EMMEL, R.; HAHN RODRIGUES, A.; DENES, A. O Ensino de Matemática e pesquisa-ação no primeiro ciclo dos Anos Iniciais. Revista Insignare Scientia, v. 1, n. 2, 11 set. 2018.
Seção
Relatos de Experiências