Matemática financeira na perspectiva de uma educação libertadora: estudo da percepção de um grupo de professores
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14708Palavras-chave:
Paulo Freire, Três Momentos Pedagógicos, Formação de professoresResumo
O estudo tem como objetivo analisar a percepção de professores sobre a possibilidade de contemplar a abordagem freiriana em aulas de Matemática Financeira. Para tanto, organiza um curso de formação continuada com 30h, para um grupo de professores que ensinam Matemática Financeira no Ensino Médio, de modo a trazer a abordagem didático-pedagógica dos Três Momentos Pedagógicos (Delizoicov; Angotti, 1991) como alternativa. A pesquisa de natureza qualitativa utiliza como dados as falas dos participantes durante os encontros e na entrevista semiestruturada realizadas ao final do curso. Os dados são analisados a partir de duas categorias: Concepção pedagógica freiriana e Organização didático-pedagógica. Os resultados apontam que os professores compreenderam e aceitaram a perspectiva freireana à medida que os encontros do curso ocorriam, percebendo que ela vinha ao encontro de suas concepções sobre o processo de ensino; que se mostraram envolvidos e encorajados a aplicar os 3MP; e, se mostram comprometidos em promover uma educação libertadora no ensino de Matemática. Todavia, os participantes manifestaram que todo esse envolvimento necessita contato com atividades que oportunizem a elaboração de atividades a “ponto de uso” e exemplos de possibilidades, favorecendo na sua implementação em aulas de Matemática.