Matemática financeira na perspectiva de uma educação libertadora: estudo da percepção de um grupo de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14708

Palavras-chave:

Paulo Freire, Três Momentos Pedagógicos, Formação de professores

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar a percepção de professores sobre a possibilidade de contemplar a abordagem freiriana em aulas de Matemática Financeira. Para tanto, organiza um curso de formação continuada com 30h, para um grupo de professores que ensinam Matemática Financeira no Ensino Médio, de modo a trazer a abordagem didático-pedagógica dos Três Momentos Pedagógicos (Delizoicov; Angotti, 1991) como alternativa. A pesquisa de natureza qualitativa utiliza como dados as falas dos participantes durante os encontros e na entrevista semiestruturada realizadas ao final do curso. Os dados são analisados a partir de duas categorias: Concepção pedagógica freiriana e Organização didático-pedagógica. Os resultados apontam que os professores compreenderam e aceitaram a perspectiva freireana à medida que os encontros do curso ocorriam, percebendo que ela vinha ao encontro de suas concepções sobre o processo de ensino; que se mostraram envolvidos e encorajados a aplicar os 3MP; e, se mostram comprometidos em promover uma educação libertadora no ensino de Matemática. Todavia, os participantes manifestaram que todo esse envolvimento necessita contato com atividades que oportunizem a elaboração de atividades a “ponto de uso” e exemplos de possibilidades, favorecendo na sua implementação em aulas de Matemática.

Downloads

Biografia do Autor

  • Pedro Caixeta Cabral, Universidade de Passo Fundo

    Professor da educação básica da SEEDF, militante no CEBI Anápolis/GO. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Passo Fundo, RS, especialista em Juventude no mundo contemporâneo pela FAJE e em gestão e orientação escolar pela UNEB , licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Goias e em Pedagogia pela Fortium.

  • Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

    Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado na Universidad de Burgos – Espanha; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática; Professora do Curso de Física-L; Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS.

  • Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

    Doutor em Educação em Ciências (UFRGS); Mestre em Ensino de Física (UFRGS); Licenciatura em Matemática (UPF); Licenciatura em Física (UFSM); Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática; Professor do Curso de Física-L; Universidade de Passo Fundo, RS.

Downloads

Publicado

13-02-2025

Como Citar

CABRAL, Pedro Caixeta; ROSA, Cleci Teresinha Werner da; DARROZ, Luiz Marcelo. Matemática financeira na perspectiva de uma educação libertadora: estudo da percepção de um grupo de professores. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14708, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14708. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14708. Acesso em: 29 mar. 2025.