Aprendizagem significativa no ensino superior: uma revisão dos trabalhos publicados em periódicos nacionais

Palavras-chave: aprendizagem signficativa, revisão de estudos, ação docente

Resumo

O presente artigo visa investigar publicações voltadas à utilização da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) no Ensino Superior. O aspecto central do estudo está em identificar características como autores, instituições, periódicos publicados, ano das publicações e aspectos da TAS utilizados nos estudos. A pesquisa é de abordagem qualitativa e classifica-se como “estado do conhecimento”. O corpus consiste em nove estudos identificados em periódicos relevantes do campo da Educação em Ciências do Brasil, no período de 2010 a 2020, a partir do uso do descritor “Aprendizagem Significativa” AND “Ensino Superior” e a leitura dos textos. Como resultado aponta-se o reduzido número de trabalhos encontrados e o foco na utilização de mapas conceituais para a promoção ou avaliação da aprendizagem significativa.

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Biografia do Autor

Afonso Werner da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Ensino de Física na Universidade federal do Rio grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF)

Graduado em Física pela UPF

Bolsista Capes

Caroline Maria Ghiggi, Universidade de Passo Fundo

Doutorando em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UPF)

Licenciada em Física (UPF)

Bolsista Capes

Márcia Ribeiro Pires da Costa, Universidade de Passo Fundo

Mestranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo 

Publicado
10-07-2023
Como Citar
ROSA, A.; GHIGGI, C.; COSTA, M.; ROSA, C. T. Aprendizagem significativa no ensino superior: uma revisão dos trabalhos publicados em periódicos nacionais. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 4, p. 77-96, 10 jul. 2023.

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