Metacognição e funções executiva: em busca de diálogos

Palavras-chave: Testes neuropsicológicos, questinamentos metacognitvos, processo de aprendizagem

Resumo

O presente texto se ocupa de discorrer sobre o entendimento de metacognição e de funções executivas como forma de verificar suas aproximações e dissonâncias, especialmente no modo como vêm sendo avaliados enquanto estrutura de pensamento e ação dos sujeitos no contexto educativo. Para tanto, toma-se como linha norteadora a descrição desses dois temas segundo alguns dos autores tidos como referência nas respectivas áreas envolvidas e a partir deles tece-se discussões às pesquisas desenvolvidas, especialmente a forma como a metacognição e as funções executivas têm sido avaliadas nos sujeitos, ou seja, os questionários ou testes tradicionalmente utilizados. No caso das funções executivas esses testes são recorrentes na literatura, todavia, em termos da metacognição eles se revelam em número escasso como evidenciado pela busca realizada em duas bases de dados na qual foi encontrado apenas dois testes.

 

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Biografia do Autor

Flávia Ferraz Acco, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo - RS.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica 

Pós-doutorado Universidad de Burgos - Es

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação 

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

universidade de Passo Fundo - RS.

Publicado
08-10-2021
Como Citar
ACCO, F.; ROSA, C. T. Metacognição e funções executiva: em busca de diálogos. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 6, p. 336-352, 8 out. 2021.

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