A área de Ciências da Natureza nos PCNs e na BNCC

  • Luis Duarte Vieira Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Jean Carlos Nicolodi Universidade de Passo Fundo – UPF
  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo – UPF
Palavras-chave: BNCC, PCNs, Diferenças, Semelhanças, Ensino Médio

Resumo

A política educacional brasileira passa por constantes mudanças, visíveis por meio de muitos fatores. Dentre eles, destacam-se a publicação de marcos legais da educação, como os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNs), em 2000, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018. O presente artigo ocupa-se desses dois documentos, com atenção específica para a área de Ciências da Natureza, analisando, mediante uma pesquisa bibliográfica, as continuidades ou rupturas, semelhanças ou diferenças das competências prescritas em cada um deles. Esses dois documentos foram comparados e os resultados identificaram que uma continuidade ou semelhança entre ambos é a organização em áreas de conhecimento. Ao mesmo tempo, duas diferenças ou rupturas são muitos evidentes, por serem estruturais: a primeira é que, ao contrário dos PCNs do Ensino Médio, a BNCC divide a anterior área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias em duas; e a segunda é que a BNCC não realiza uma separação dos componentes curriculares dentro da área, como ocorria nos PCNs.

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Publicado
20-08-2021
Como Citar
VIEIRA, L.; NICOLODI, J.; DARROZ, L. A área de Ciências da Natureza nos PCNs e na BNCC. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 5, p. 105-122, 20 ago. 2021.