O brincar no processo do desenvolvimento da criança na perspectiva da Teoria da Atividade de Leontiev

Palavras-chave: Desenvolvimento do psiquismo, Educação Infantil, Ensino e Aprendizagem

Resumo

Esse artigo tem como foco o papel do brincar para o desenvolvimento psíquico da criança em idade pré-escolar. O objetivo principal foi compreender os avanços no desenvolvimento psíquico da criança proporcionados pelo ato de brincar, permitindo que ela se aproprie do mundo real, adquira conhecimentos, relacione-se e integre-se com a sua cultura. O processo analítico adotado foi de natureza qualitativa e reflexiva, desenvolvido por meio de uma análise preliminar da obra O Desenvolvimento do Psiquismo, escrita pelo psicólogo russo Alexis Leontiev. A análise da obra revelou que, em relação ao desenvolvimento psíquico da criança em idade pré-escolar, o brincar não é uma forma predominante de atividade, porém, é a linha principal do desenvolvimento psíquico. Isso se deve ao surgimento de necessidades e impulsos específicos nessa fase, que são fundamentais para o desenvolvimento psíquico da criança. O brincar é considerado a atividade principal da criança, sendo responsável pelas principais mudanças em seu desenvolvimento e aprendizagem. Por meio do brincar, a criança direciona sua atenção para aspectos significativos, trabalha sua inteligência, a motricidade, a afetividade e a cognição, e se apropria do mundo ao seu redor.

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Publicado
22-09-2024
Como Citar
MELO, D. K.; BATTISTI, I.; ZANON, L.; FRISON, M. O brincar no processo do desenvolvimento da criança na perspectiva da Teoria da Atividade de Leontiev. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 3, p. 235 a 250, 22 set. 2024.