Gobernanza educativa desde la política pública hasta el aula de clase en una perspectiva crítica y emancipatoria

Autores

  • Jacqueline Ramirez
  • Lenir Basso Zanon

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n3.13057

Palavras-chave:

Gobernanza, Educación Civilizatoria; Educación Humana; Función Social de la Escuela.

Resumo

São aqui discutidos sentidos atribuídos à finalidade educativa do estudo na escola, entendendo que sua especificidade faz parte de uma complexa rede de relações na qual as políticas públicas e os processos de governança educacional fazem parte. Trata-se de um estudo de caráter analítico descritivo, organizado como um ensaio teórico sobre o tema da governança no âmbito da educação, com atenção voltada para uma perspectiva crítica e emancipatória. É assumido um conceito de governança educativa que articula a relação de interface entre o cenário geral das redes de políticas públicas e o contexto local de cada escola, vinculado com realidades problemáticas de vulnerabilidade social a serem ressignificadas nas práticas em sala de aula, em meio da atual reforma curricular no Brasil. Resultados sinalizam a importância de avançar no estudo e construção de uma governança educativa crítica, reflexiva e libertadora, contextualizada tanto nas redes de políticas públicas, quanto nas práticas em condições pedagógicas reais, que contribua na consecução de uma educação propulsora da integralidade do desenvolvimento social civilizatório, essência e finalidade na escola humanizadora da vida em sociedade. 

Downloads

Downloads

Publicado

13-08-2022

Como Citar

RAMIREZ, Jacqueline; ZANON, Lenir Basso. Gobernanza educativa desde la política pública hasta el aula de clase en una perspectiva crítica y emancipatoria. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 3, p. 1–22, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n3.13057. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13057. Acesso em: 1 abr. 2025.