A constituição docente pela Teoria da Atividade: um olhar para o Programa Residência Pedagógica

Autores

  • Franciele Siqueira Radetzke Unversidade Federal da Fronteira Sul
  • Marli Dallagnol Frison

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n1.12512

Resumo

Aspectos formativos da docência oportunizado pelo Programa Residência Pedagógica (PRP) é a temática norteadora desta escrita. O artigo constitui-se sob uma perspectiva teórica na qual as compreensões são construídas com foco na Teoria da Atividade (LEONTIEV, 2004). Para tanto, buscou-se os princípios que sustentam o PRP e as interlocuções oportunizadas em torno de dois conceitos: comunicação e objetivação. Destaca-se as potencialidades da interação entre os sujeitos que participam do PRP (Residentes, Preceptores e Orientadores) e ressalta-se a importância do programa como um caminho do “meio” em que é possível a reflexão sobre as interações decorrentes da atividade. A discussão oportunizou o olhar para duas posições assumidas pelos docentes: Atividade de Estudo e Atividade de Ensino. E, enfatiza-se a necessidade de se reconhecer a posição que o sujeito ocupa na relação, bem como a possibilidade de ocupar distintas posições (estudo e ensino). Enfim, pontua-se a importância do diálogo entre os diferentes níveis de conhecimentos e a necessidade de vigilância epistemológica ao processo formativo desencadeado no PRP.

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Publicado

16-03-2022

Como Citar

A constituição docente pela Teoria da Atividade: um olhar para o Programa Residência Pedagógica. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 192–208, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12512. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12512. Acesso em: 2 mar. 2025.