Educação do Campo e Etnomodelagem: saberes êmicos no cultivo do milho
Resumo
Este artigo objetiva investigar os saberes êmicos de um agricultor, no cultivo do milho, durante o desenvolvimento de uma proposta pedagógica com base na Etnomodelagem. O artigo é parte dos resultados de uma dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Os participantes da pesquisa foram 22 estudantes do 3° ano do Ensino Médio, de uma Escola da Rede Estadual da Bahia, localizada no município de Laje-BA, caracterizada
como Escola do Campo, e um agricultor da comunidade local. Os dados foram produzidos a partir de entrevista com o agricultor. A análise dos dados se deu por meio da Análise de Conteúdo, sendo construídas as categorias emergentes: saberes locais - conhecimentos êmicos; e, em busca de uma relação glocal – conhecimentos dialógicos. Os resultados mostraram que os saberes e fazeres do agricultor (êmicos) são carregados de aspectos relacionados com a Matemática, e para além, outras discussões ganharam destaque, as quais indicam um movimento de glocalização. Ademais, há necessidade de propor ações que favoreçam o reconhecimento dos conhecimentos provenientes dos grupos dos quais os estudantes fazem parte, sendo fundamental para a construção da identidade camponesa.