Ensino de matrizes: mapeamento de pesquisas acadêmicas que apresentam contextualização no Ensino Médio
Resumo
Este artigo objetiva analisar como as pesquisas acadêmicas desenvolvem a contextualização do conteúdo de Matrizes na aprendizagem do estudante no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizado um mapeamento com as palavras-chaves “Matrizes” e “Ensino de Matrizes” nas seguintes bases de dados: portal de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior – (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e dissertações (BDTD). Na análise dos dados, esses trabalhos foram considerados a partir de quatro critérios selecionados na análise a priori e dois na categoria emergente. Os resultados obtidos mostraram que ao utilizar a contextualização do Ensino de Matrizes nas aulas de Matemática, em seus diferentes entendimentos, seja de forma explícita ou implícita, apresenta resultados favoráveis ao ensino e aprendizagem da disciplina, além de instigar o processo criativo e investigativo nos estudantes.
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Copyright (c) 2020 Maria do Socorro Silva Bezerra, Zulma Elizabete de Freitas Madruga
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