Ensino de matrizes: mapeamento de pesquisas acadêmicas que apresentam contextualização no Ensino Médio

  • Maria do Socorro Silva Bezerra Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC https://orcid.org/0000-0001-8476-884X
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
Palavras-chave: Ensino de Matemática, Matrizes, Contextualização, Mapeamento

Resumo

Este artigo objetiva analisar como as pesquisas acadêmicas desenvolvem a contextualização do conteúdo de Matrizes na aprendizagem do estudante no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizado um mapeamento com as palavras-chaves “Matrizes” e “Ensino de Matrizes” nas seguintes bases de dados: portal de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior – (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e dissertações (BDTD). Na análise dos dados, esses trabalhos foram considerados a partir de quatro critérios selecionados na análise a priori e dois na categoria emergente. Os resultados obtidos mostraram que ao utilizar a contextualização do Ensino de Matrizes nas aulas de Matemática, em seus diferentes entendimentos, seja de forma explícita ou implícita, apresenta resultados favoráveis ao ensino e aprendizagem da disciplina, além de instigar o processo criativo e investigativo nos estudantes.

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Biografia do Autor

Maria do Socorro Silva Bezerra, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Estudante de Bacharelado em Matemática.

Publicado
25-08-2020
Como Citar
BEZERRA, M.; MADRUGA, Z. E. Ensino de matrizes: mapeamento de pesquisas acadêmicas que apresentam contextualização no Ensino Médio. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 349-367, 25 ago. 2020.