Ensino de matrizes: mapeamento de pesquisas acadêmicas que apresentam contextualização no Ensino Médio

Autores

  • Maria do Socorro Silva Bezerra Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC https://orcid.org/0000-0001-8476-884X
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i2.11065

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Matrizes, Contextualização, Mapeamento

Resumo

Este artigo objetiva analisar como as pesquisas acadêmicas desenvolvem a contextualização do conteúdo de Matrizes na aprendizagem do estudante no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizado um mapeamento com as palavras-chaves “Matrizes” e “Ensino de Matrizes” nas seguintes bases de dados: portal de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior – (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e dissertações (BDTD). Na análise dos dados, esses trabalhos foram considerados a partir de quatro critérios selecionados na análise a priori e dois na categoria emergente. Os resultados obtidos mostraram que ao utilizar a contextualização do Ensino de Matrizes nas aulas de Matemática, em seus diferentes entendimentos, seja de forma explícita ou implícita, apresenta resultados favoráveis ao ensino e aprendizagem da disciplina, além de instigar o processo criativo e investigativo nos estudantes.

Downloads

Biografia do Autor

  • Maria do Socorro Silva Bezerra, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

    Estudante de Bacharelado em Matemática.

Downloads

Publicado

25-08-2020

Como Citar

BEZERRA, Maria do Socorro Silva; MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas. Ensino de matrizes: mapeamento de pesquisas acadêmicas que apresentam contextualização no Ensino Médio. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 2, p. 349–367, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11065. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11065. Acesso em: 2 abr. 2025.