A Modelagem Matemática no Ensino Fundamental: um estudo de pesquisas recentes
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12133Palavras-chave:
Modelagem Matemática, ensino e aprendizagem, mapeamento na pesquisa educacionalResumo
Objetiva-se verificar, nesse artigo, como os trabalhos que utilizam a Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, como estratégia para o ensino e aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental, são apresentados no cenário investigativo brasileiro. Para que isso fosse possível, utilizou-se como procedimento metodológico o Mapeamento na Pesquisa Educacional. Os dados que fazem parte do corpus de análise foram coletados a partir de buscas realizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, nos últimos 10 anos, sendo analisados a partir de categorias a priori, definidas por: objetivo geral, público alvo, objeto matemático, dos problemas investigados/interesse de pesquisa, das concepções da Modelagem Matemática apresentadas, das metodologias utilizadas, dos principais resultados obtidos e das perspectivas de continuidade. Assim, por meio das três pesquisas selecionadas para análise, foi viável identificar as ações e reflexões, dos professores e estudantes, durante todo o processo de modelagem, bem como a participação e o desenvolvimento desses discentes no que diz respeito à construção dos conhecimentos matemáticos envolvidos no processo.