A Modelagem Matemática no Ensino Fundamental: um estudo de pesquisas recentes

Autores

  • Carlson Guerreiro de Almeida Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Larissa Pinca Sarro Gomes Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12133

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, ensino e aprendizagem, mapeamento na pesquisa educacional

Resumo

Objetiva-se verificar, nesse artigo, como os trabalhos que utilizam a Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, como estratégia para o ensino e aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental, são apresentados no cenário investigativo brasileiro. Para que isso fosse possível, utilizou-se como procedimento metodológico o Mapeamento na Pesquisa Educacional. Os dados que fazem parte do corpus de análise foram coletados a partir de buscas realizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, nos últimos 10 anos, sendo analisados a partir de categorias a priori, definidas por: objetivo geral, público alvo, objeto matemático, dos problemas investigados/interesse de pesquisa, das concepções da Modelagem Matemática apresentadas, das metodologias utilizadas, dos principais resultados obtidos e das perspectivas de continuidade. Assim, por meio das três pesquisas selecionadas para análise, foi viável identificar as ações e reflexões, dos professores e estudantes, durante todo o processo de modelagem, bem como a participação e o desenvolvimento desses discentes no que diz respeito à construção dos conhecimentos matemáticos envolvidos no processo.

Downloads

Downloads

Publicado

03-03-2021

Como Citar

ALMEIDA, Carlson Guerreiro de; GOMES, Larissa Pinca Sarro; MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas. A Modelagem Matemática no Ensino Fundamental: um estudo de pesquisas recentes. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 3, p. 401–417, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12133. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12133. Acesso em: 1 abr. 2025.