A utilização de cartoons para investigar as concepções dos licenciandos em Ciências Biológicas sobre processos evolutivos
Resumo
Apesar de a evolução biológica significar e integrar a Biologia, são identificadas lacunas e dificuldades conceituais relacionados a essa temática. Assim, o objetivo desta pesquisa foi verificar concepções equivocadas de licenciandos em Ciências Biológicas sobre processos evolutivos por meio de situações ilustradas em cartoons. Os dados foram coletados por meio de questionários online com todas as turmas de professores em formação inicial em Ciências Biológicas de uma Instituição de Ensino Superior do Noroeste do Rio Grande do Sul durante uma aula inaugural do curso em 2022. O questionário tinha 14 questões e as perguntas foram apresentadas em forma de cartoons, os quais abordavam determinadas situações e personagens que opinavam sobre as mesmas, sendo que os acadêmicos escolhiam a fala mais adequada para a situação. Foram selecionadas as duas questões com maior divergência para serem analisadas neste estudo. Treze licenciandos responderam ao questionário, sendo que apenas quatro acertaram a primeira questão, que tratava de eventos aleatórios da evolução, e três, a segunda, que abordava a adaptação. Embora este trabalho apresente limitações, identificam-se dificuldades na compreensão de conceitos evolutivos, o que pode dificultar o processo de ensino e aprendizagem de evolução biológica em sala de aula, e expor lacunas na formação.
Downloads
Copyright (c) 2024 Larissa Lunardi, Keiciane Canabarro Drehmer Marques, Maria Rosa Chitolina Schetinger
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.