“Racialidade, ensino e pesquisa”: uma análise das percepções dos docentes sobre as políticas públicas no Ensino Superior

Autores

  • Lucas Santiago dos Santos Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Diuliana Nadalon Pereira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Larissa Lunardi Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Keiciane Canabarro Drehmer-Marques Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n3.13672

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Étnico-Racial, Formação docente

Resumo

O processo de construção do Brasil, a partir do colonialismo, com a escravização dos povos africanos e indígenas, gerou inúmeras marcas de exclusão nestes grupos, assim como o próprio racismo e suas múltiplas formas de manifestações. Por isso, consideramos necessário investigar como o tema é compreendido nas mais diversas áreas, incluindo no Ensino de Ciências. Dessa maneira, neste estudo verificamos as percepções de docentes da área sobre as relações étnico-raciais e as implicações das Políticas Públicas no Ensino Superior a partir de discussões realizadas no episódio online acerca da ‘Racialidade, ensino e pesquisa’, do canal Educação em Ciências UFSM. A pesquisa é de natureza qualitativa e o método de análise utilizado foi a Análise Textual Discursiva. Do processo emergiram duas categorias: a) Inclusão e pertencimento: suas múltiplas interfaces; e, b) Enfrentamento ao racismo: implicações oriundas das desvantagens historicamente acumuladas. De modo geral, a partir da análise constatamos que a percepção dos docentes é favorável ao desenvolvimento das Políticas Públicas no Ensino Superior, pois concordam que contribuem para maior inclusão da população negra, assim como auxiliam no enfrentamento ao racismo e às desigualdades raciais.

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Publicado

10-06-2023

Como Citar

“Racialidade, ensino e pesquisa”: uma análise das percepções dos docentes sobre as políticas públicas no Ensino Superior. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 194–214, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n3.13672. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13672. Acesso em: 3 mar. 2025.