“Racialidade, ensino e pesquisa”: uma análise das percepções dos docentes sobre as políticas públicas no Ensino Superior

  • Lucas Santiago dos Santos Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Diuliana Nadalon Pereira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Larissa Lunardi Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Keiciane Canabarro Drehmer-Marques Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Étnico-Racial, Formação docente

Resumo

O processo de construção do Brasil, a partir do colonialismo, com a escravização dos povos africanos e indígenas, gerou inúmeras marcas de exclusão nestes grupos, assim como o próprio racismo e suas múltiplas formas de manifestações. Por isso, consideramos necessário investigar como o tema é compreendido nas mais diversas áreas, incluindo no Ensino de Ciências. Dessa maneira, neste estudo verificamos as percepções de docentes da área sobre as relações étnico-raciais e as implicações das Políticas Públicas no Ensino Superior a partir de discussões realizadas no episódio online acerca da ‘Racialidade, ensino e pesquisa’, do canal Educação em Ciências UFSM. A pesquisa é de natureza qualitativa e o método de análise utilizado foi a Análise Textual Discursiva. Do processo emergiram duas categorias: a) Inclusão e pertencimento: suas múltiplas interfaces; e, b) Enfrentamento ao racismo: implicações oriundas das desvantagens historicamente acumuladas. De modo geral, a partir da análise constatamos que a percepção dos docentes é favorável ao desenvolvimento das Políticas Públicas no Ensino Superior, pois concordam que contribuem para maior inclusão da população negra, assim como auxiliam no enfrentamento ao racismo e às desigualdades raciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
10-06-2023
Como Citar
DOS SANTOS, L.; PEREIRA, D.; LUNARDI, L.; DREHMER-MARQUES, K. “Racialidade, ensino e pesquisa”: uma análise das percepções dos docentes sobre as políticas públicas no Ensino Superior. Revista Insignare Scientia, v. 6, n. 3, p. 194-214, 10 jun. 2023.