Educar para o “são patriotismo”
o ensino de história e a educação primária catarinense nas décadas de 1910-1930
DOI:
https://doi.org/10.36661/2238-9717.2015n25.8075Palavras-chave:
Ensino de história, Educação primária, Programas de ensinoResumo
Pretende-se discutir a seleção de saberes históricos para a Educação Primária catarinense nas primeiras décadas do século XX, destacando-se seus usos e atribuições de finalidades para a conformação de sujeitos patrióticos. A ideia é problematizar a seleção e organização desses saberes destinados aos Grupos Escolares, considerados símbolos do projeto educacional da República, e às Escolas Isoladas, tidas como representantes do atraso. Para essa discussão selecionaram-se programas de ensino e relatórios das primeiras décadas do século XX. Estes serão analisados como documentos/monumentos, percebidos como instrumentos de poder, cujos discursos não têm relação direta com as práticas que designa, mas que informam representações de práticas que possuíam razões, códigos, finalidades e destinatários específicos que dão a ler e interpretar as marcas e interesses sociais de um determinado tempo.
Palavras-chave: ensino de História, educação primária, programas de ensino.