Educar para o “são patriotismo”

o ensino de história e a educação primária catarinense nas décadas de 1910-1930

Autores/as

  • Luiza Pinheiro Ferber Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Cristiani Bereta da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2015n25.8075

Palabras clave:

Ensino de história, Educação primária, Programas de ensino

Resumen

Pretende-se discutir  a  seleção  de  saberes históricos  para  a  Educação  Primária  catarinense  nas primeiras  décadas  do século  XX,  destacando-se  seus usos  e  atribuições  de  finalidades  para  a  conformação de  sujeitos  patrióticos. A  ideia  é  problematizar  a seleção  e  organização  desses  saberes  destinados  aos Grupos  Escolares,  considerados  símbolos  do  projeto educacional da República, e às Escolas Isoladas, tidas como  representantes  do  atraso.  Para  essa  discussão selecionaram-se programas de  ensino e relatórios  das primeiras    décadas    do    século    XX. Estes serão analisados como documentos/monumentos, percebidos    como    instrumentos    de    poder,    cujos discursos  não  têm  relação  direta  com  as  práticas  que designa, mas que informam representações de práticas que    possuíam    razões,    códigos,    finalidades    e destinatários específicos que dão a ler e interpretar as marcas e interesses sociais de um determinado tempo.

Palavras-chave: ensino  de História,  educação primária, programas de ensino.

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Biografía del autor/a

  • Luiza Pinheiro Ferber, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

    Graduada  em  Pedagogia,  com  Habilitação  em  Orientação  Educacional  pela  Universidade  do  Estado  de  Santa  Catarina  (UDESC). Mestranda  do  Programa  de  Pós-Graduação  em  Educação  da  UDESC,  na  linha  História  e  Historiografia  da  Educação.  Bolsista (FAPESC).

  • Cristiani Bereta da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

    Professora do Departamento de História e dos Programas de Pós-Graduação em História, em Educação e do Mestrado Profissional em Ensino de História da UDESC. Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq.

Publicado

05-06-2018

Cómo citar

FERBER, Luiza Pinheiro; SILVA, Cristiani Bereta da. Educar para o “são patriotismo”: o ensino de história e a educação primária catarinense nas décadas de 1910-1930. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 25, p. 103–117, 2018. DOI: 10.36661/2238-9717.2015n25.8075. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/8075. Acesso em: 9 mar. 2025.