Consciência histórica

uma proposta a partir das representações da identidade afro-brasileira na produção teatral

Autores/as

  • Jean Carlos Moreno Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Sabrina Felício de Souza Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2015n25.8064

Resumen

O  artigo  traz  uma  proposta  de  utilização,  na  aprendizagem  escolar  da História,  de  peças  teatrais  que  colocaram  em  evidência  a  questão  afro-brasileira no século XX. É também o resultado de pesquisas e reflexões que buscam  contextualizar uma  leitura  da  Didática  da  História  para  a  realidade escolar.  As  peças  escolhidas -Sortilégio  II:  mistério  negro  de  Zumbi redivivo (1951;   1979) e Arena   Conta   Zumbi (1965)   são descritas   e analisadas  de  forma  a  embasar  uma  proposta  que  as relacione  à  própria subjetividade dos estudantes, dentro de um projeto maior de ressignificação dos discursos identitários brasileiros.

Palavras-chave: identidade, teatro, ensino de História.

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Biografía del autor/a

  • Jean Carlos Moreno, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

    Doutor em História e Sociedade pela UNESP. Professor Adjunto do Colegiado de História da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

  • Sabrina Felício de Souza, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

    Licenciada  em  História  pela  Universidade  Estadual  do  Norte  do  Paraná.  Bolsista  de  Iniciação    Científica    (Fundação    Araucária).    Bolsista    do   PIBID    História    /    UENP. 

Publicado

05-06-2018

Cómo citar

MORENO, Jean Carlos; SOUZA, Sabrina Felício de. Consciência histórica: uma proposta a partir das representações da identidade afro-brasileira na produção teatral. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 25, p. 28–50, 2018. DOI: 10.36661/2238-9717.2015n25.8064. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/8064. Acesso em: 9 mar. 2025.