Consciência histórica

uma proposta a partir das representações da identidade afro-brasileira na produção teatral

  • Jean Carlos Moreno Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Sabrina Felício de Souza Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Resumo

O  artigo  traz  uma  proposta  de  utilização,  na  aprendizagem  escolar  da História,  de  peças  teatrais  que  colocaram  em  evidência  a  questão  afro-brasileira no século XX. É também o resultado de pesquisas e reflexões que buscam  contextualizar uma  leitura  da  Didática  da  História  para  a  realidade escolar.  As  peças  escolhidas -Sortilégio  II:  mistério  negro  de  Zumbi redivivo (1951;   1979) e Arena   Conta   Zumbi (1965)   são descritas   e analisadas  de  forma  a  embasar  uma  proposta  que  as relacione  à  própria subjetividade dos estudantes, dentro de um projeto maior de ressignificação dos discursos identitários brasileiros.

Palavras-chave: identidade, teatro, ensino de História.

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Biografia do Autor

Jean Carlos Moreno, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutor em História e Sociedade pela UNESP. Professor Adjunto do Colegiado de História da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Sabrina Felício de Souza, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Licenciada  em  História  pela  Universidade  Estadual  do  Norte  do  Paraná.  Bolsista  de  Iniciação    Científica    (Fundação    Araucária).    Bolsista    do   PIBID    História    /    UENP. 

Publicado
05-06-2018
Como Citar
MORENO, J.; SOUZA, S. Consciência histórica. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 25, p. 28-50, 5 jun. 2018.