Ditadura militar e relações de gênero

problematizando o ensino de História por meio das ideias históricas de estudantes do Ensino Médio

Autores/as

  • Elaine Prochnow Pires Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Cristiani Bereta da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2017n29.7616

Palabras clave:

Idéias históricas, Ensino de história, Relações de gênero

Resumen

Este artigo é recorte de pesquisa realizada no curso de Mestrado em Ensino de História (ProfHistória) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e busca discutir as ideias históricas de jovens estudantes sobre a representação das mulheres e das relações de gênero no ensino de história do Brasil, aqui, no período da ditadura militar brasileira. A pesquisa foi realizada numa turma de Ensino Médio, por meio de análise de conteúdos sobre a ditadura militar selecionados a partir do livro didático usado pelos(as) estudantes em 2015. A discussão metodológica pautou-se em propor atividades específicas em sala de aula, visando apurar sensibilidades e desenvolver olhares mais críticos sobre questões de gênero, feminismos e história das mulheres. O resultado final dessas atividades constituiu-se na elaboração de textos escritos pelos(as) estudantes. Esse artigo analisa tanto as atividades propostas quanto as narrativas construídas pelos(as) estudantes sobre o tema.

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Biografía del autor/a

  • Cristiani Bereta da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Doutora em História. Professora do Departamento de História e dos Programas de Pós-Graduação em História, em Educação e do ProfHistória da UDESC. Bolsista produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Publicado

06-02-2018

Cómo citar

Ditadura militar e relações de gênero: problematizando o ensino de História por meio das ideias históricas de estudantes do Ensino Médio. Fronteiras: Revista Catarinense de História, [S. l.], n. 29, p. 8–27, 2018. DOI: 10.36661/2238-9717.2017n29.7616. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/7616. Acesso em: 3 mar. 2025.