Ditadura militar e relações de gênero
problematizando o ensino de História por meio das ideias históricas de estudantes do Ensino Médio
Resumo
Este artigo é recorte de pesquisa realizada no curso de Mestrado em Ensino de História (ProfHistória) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e busca discutir as ideias históricas de jovens estudantes sobre a representação das mulheres e das relações de gênero no ensino de história do Brasil, aqui, no período da ditadura militar brasileira. A pesquisa foi realizada numa turma de Ensino Médio, por meio de análise de conteúdos sobre a ditadura militar selecionados a partir do livro didático usado pelos(as) estudantes em 2015. A discussão metodológica pautou-se em propor atividades específicas em sala de aula, visando apurar sensibilidades e desenvolver olhares mais críticos sobre questões de gênero, feminismos e história das mulheres. O resultado final dessas atividades constituiu-se na elaboração de textos escritos pelos(as) estudantes. Esse artigo analisa tanto as atividades propostas quanto as narrativas construídas pelos(as) estudantes sobre o tema.
Downloads
Copyright (c) 2018 Fronteiras: Revista Catarinense de História
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.