Ditadura militar e relações de gênero

problematizando o ensino de História por meio das ideias históricas de estudantes do Ensino Médio

  • Elaine Prochnow Pires Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Cristiani Bereta da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina
Palavras-chave: Idéias históricas, Ensino de história, Relações de gênero

Resumo

Este artigo é recorte de pesquisa realizada no curso de Mestrado em Ensino de História (ProfHistória) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e busca discutir as ideias históricas de jovens estudantes sobre a representação das mulheres e das relações de gênero no ensino de história do Brasil, aqui, no período da ditadura militar brasileira. A pesquisa foi realizada numa turma de Ensino Médio, por meio de análise de conteúdos sobre a ditadura militar selecionados a partir do livro didático usado pelos(as) estudantes em 2015. A discussão metodológica pautou-se em propor atividades específicas em sala de aula, visando apurar sensibilidades e desenvolver olhares mais críticos sobre questões de gênero, feminismos e história das mulheres. O resultado final dessas atividades constituiu-se na elaboração de textos escritos pelos(as) estudantes. Esse artigo analisa tanto as atividades propostas quanto as narrativas construídas pelos(as) estudantes sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiani Bereta da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina
Doutora em História. Professora do Departamento de História e dos Programas de Pós-Graduação em História, em Educação e do ProfHistória da UDESC. Bolsista produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Publicado
06-02-2018
Como Citar
PIRES, E.; BERETA DA SILVA, C. Ditadura militar e relações de gênero. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 29, p. 8-27, 6 fev. 2018.