Ensino Primário e infância

memórias da escolarização nos tempos dos exames de admissão ao ginásio (1931–1971)

  • Elaine Prochnow Pires UDESC
Palavras-chave: Exames de Admissão ao Ginásio, Memórias, Ensino Primário

Resumo

Esse artigo versa sobre memórias de ginasianos do Alto Vale do Itajaí – Santa Catarina, acerca de seu percurso escolar no ensino primário nos tempos dos exames de admissão ao ginásio. Objetiva-se com esse estudo entender o percurso escolar dos sujeitos da pesquisa no ensino primário, percebendo elementos de sentido nas narrativas sobre as memórias da infância. A análise das narrativas foi feita a partir dos elementos de sentido destacados nas entrevistas sobre o período da infância dos sujeitos da pesquisa. Observou-se, a partir desse estudo, dois componentes de análise: a frequência dos elementos de sentido e a forma como isso reverberou nas narrativas orais e escrita dos sujeitos da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
23-05-2019
Como Citar
PIRES, E. Ensino Primário e infância. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 33, p. 128-151, 23 maio 2019.