Ensino Primário e infância
memórias da escolarização nos tempos dos exames de admissão ao ginásio (1931–1971)
DOI:
https://doi.org/10.36661/2238-9717.2019n33.10629Palavras-chave:
Exames de Admissão ao Ginásio, Memórias, Ensino PrimárioResumo
Esse artigo versa sobre memórias de ginasianos do Alto Vale do Itajaí – Santa Catarina, acerca de seu percurso escolar no ensino primário nos tempos dos exames de admissão ao ginásio. Objetiva-se com esse estudo entender o percurso escolar dos sujeitos da pesquisa no ensino primário, percebendo elementos de sentido nas narrativas sobre as memórias da infância. A análise das narrativas foi feita a partir dos elementos de sentido destacados nas entrevistas sobre o período da infância dos sujeitos da pesquisa. Observou-se, a partir desse estudo, dois componentes de análise: a frequência dos elementos de sentido e a forma como isso reverberou nas narrativas orais e escrita dos sujeitos da pesquisa.