Ensino Primário e infância

memórias da escolarização nos tempos dos exames de admissão ao ginásio (1931–1971)

Autores

  • Elaine Prochnow Pires UDESC

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2019n33.10629

Palavras-chave:

Exames de Admissão ao Ginásio, Memórias, Ensino Primário

Resumo

Esse artigo versa sobre memórias de ginasianos do Alto Vale do Itajaí – Santa Catarina, acerca de seu percurso escolar no ensino primário nos tempos dos exames de admissão ao ginásio. Objetiva-se com esse estudo entender o percurso escolar dos sujeitos da pesquisa no ensino primário, percebendo elementos de sentido nas narrativas sobre as memórias da infância. A análise das narrativas foi feita a partir dos elementos de sentido destacados nas entrevistas sobre o período da infância dos sujeitos da pesquisa. Observou-se, a partir desse estudo, dois componentes de análise: a frequência dos elementos de sentido e a forma como isso reverberou nas narrativas orais e escrita dos sujeitos da pesquisa.

Downloads

Downloads

Publicado

23-05-2019

Como Citar

PIRES, Elaine Prochnow. Ensino Primário e infância: memórias da escolarização nos tempos dos exames de admissão ao ginásio (1931–1971). Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 33, p. 128–151, 2019. DOI: 10.36661/2238-9717.2019n33.10629. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/10629. Acesso em: 9 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)