A mandioca e os carros de boi

ruralidades de uma Ilha ao Sul do Brasil

Autores

  • Giovana Callado Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Klug Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2014n23.8115

Palavras-chave:

Rural, urbano, ruralidade, mandioca, carreiros

Resumo

O artigo discute as mudanças produzidas pelo processo de urbanização na Ilha de Santa Catarina nos espaços outrora considerados “rurais”. Através da prática do cultivo da mandioca, da produção da farinha e da reemergência dos encontros dos donos de carros de boi, o texto pretende demostrar que apesar dos discursos vigentes apontarem para o esvaziamento das práticas de ruralidade, as trocas promovidas entre o “rural” e o “urbano” permitem perceber um universo sócio cultural muito mais complexo do que supunha a velha dicotomia que colocava em campos opostos o campo e a cidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giovana Callado Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutoranda do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina na linha de Migrações, Construções Sócio Culturais e Meio Ambiente. Membro do Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental.

  • João Klug, Universidade Federal de Santa Catarina

    João Klug (Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina)

Downloads

Publicado

06-06-2018

Como Citar

A mandioca e os carros de boi: ruralidades de uma Ilha ao Sul do Brasil. Fronteiras: Revista Catarinense de História, [S. l.], n. 23, p. 180, 2018. DOI: 10.36661/2238-9717.2014n23.8115. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/8115. Acesso em: 4 mar. 2025.