DO LADO DE DENTRO DOS MUROS
Uma análise dos espaços residenciais fechados e controlados em Angra dos Reis/RJ
DOI :
https://doi.org/10.36661/2448-1092.2024v16n26.14370Mots-clés :
desigualdade urbana; segregação e fragmentação socioespacial; espaços residenciais fechados.Résumé
Contextualizando pelo viés da reestruturação produtiva e urbana, buscaremos analisar neste artigo os eventos econômicos que contribuíram para a expansão urbana de Angra dos Reis, corroborando com os processos de segregação e fragmentação do seu espaço urbano. Além disso, em razão de suas belezas naturais e da facilidade que seu litoral proporciona para o turismo náutico, a cidade vem se destacando pela influência do capital turístico-imobiliário, com uma quantidade expressiva de espaços residenciais
fechados. Entretanto, é também uma cidade marcada por conflitos fundiários, pela pobreza e pela desigualdade social. Neste texto, pretendemos destacar os processos de autossegregação evidenciados na cidade, dando ênfase para a análise dos espaços residenciais fechados, destacando três complexos de loteamentos residenciais fechados do município, devido a sua extensão e importância turístico-imobiliária: os complexos Porto Bracuhy, Porto Frade e Portogalo. Segurança, conforto e muros são as características principais desses empreendimentos, sendo que a maioria dos proprietários dos imóveis não reside fixamente na cidade em estudo. Para concluir, devemos destacar que Angra dos Reis é bastante fragmentada e desigual, fazendo-se necessário a urgência de políticas públicas voltadas para as populações menos favorecidas.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Eliane Melara, Lucas Ferreira Andrade 2024

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
CIDADES est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International License. La revue n'encouragera aucune forme de rémunération des droits d'auteur et les auteurs, lorsqu'ils soumettent leurs textes, confirment qu'ils sont conscients de leur divulgation en accès libre. De même, CIDADES ne facturera aucun frais de publication ou de révision aux auteurs. Les auteur.e.s sont les titulaires des droits d'auteur des textes publiés dans la revue.








