Foco e escopo

A revista Cidades é uma publicação fundada sob a responsabilidade do Grupo de Estudos Urbanos (GEU), que a propôs em 2002, avaliando a ausência de uma revista científica voltada à divulgação de pesquisas e reflexões voltadas à compreensão da problemática urbana, a partir de um olhar preferencialmente geográfico. Hoje ela está sob responsabilidade de um novo grupo de editores comprometido com a pluralidade na produção do conhecimento no campo dos estudos urbanos.

Mesmo que a Revista Cidades tenha seu núcleo fundador no âmbito da Geografia Urbana, ela está aberta à contribuição de profissionais de outras áreas que, interessados nas mesmas temáticas, possam estabelecer um diálogo qualificado para superar os limites dos campos disciplinares.

Nesta perspectiva, a revista tem como objetivo contribuir para ampliar nossa capacidade de ler e interpretar o processo de urbanização e as cidades, num período em que tem se aprofundado a complexidade das relações que orientam processos e dinâmicas e se aceleram o ritmo das transformações.

 

Critérios adotados para seleção/avaliação dos artigos submetidos (revisão por pares)

Cada texto encaminhado à Revista Cidades será avaliado por dois pareceristas. Nesse processo, a checagem de plágios será feita por meio de softwares especializados. Em caso de discordância na avaliação, um terceiro parecerista será consultado. Os pareceristas dos artigos serão escolhidos, primeiramente, entre os membros da Comissão Científica e, em seguida, por consultores ad hoc doutores com expertise nas temáticas dos artigos. Estes consultores ad hoc formarão um banco de avaliadores e serão formados por indicação dos membros do Conselho Editorial e do Conselho Científico.

 

Política de Acesso Livre

A Revista Cidades iniciou de maneira impressa. Ao adotar o sistema de gerenciamento SEER/OJS passou a oferecer acesso livre imediato aos resumos de seus trabalhos publicados, editoriais, apresentações e créditos. Com o passar o tempo, Cidades tornou-se completamente on-line, dando acesso livre a todo o seu conteúdo. Há números ainda não disponíveis on-line os quais serão disponibilizados durante a implantação da revista no portal de periódicos da UFFS.