Apresentação

CIDADES é uma publicação voltada à divulgação de pesquisas e reflexões que envolvem a compreensão da problemática urbana a partir de um olhar preferencial, mas não exclusivamente geográfico. Fundada em 2002 sob a responsabilidade do Grupo de Estudos Urbanos (GEU), ela está hoje sediada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) sob responsabilidade de uma nova Equipe Editorial que, em 2020, assumiu a revista sob o compromisso com a pluralidade na produção do conhecimento no campo dos estudos urbanos. A revista tem como objetivo contribuir para ampliar nossa capacidade de ler e interpretar o processo de urbanização e as cidades num período em que tem se aprofundado a complexidade das relações que orientam processos e dinâmicas e se aceleram o ritmo das transformações. Cidades está vinculada à linha de pesquisa Produção do espaço urbano-regional do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFFS.

Critérios adotados para seleção/avaliação dos artigos submetidos (revisão por pares)

Cada texto encaminhado a Cidades será avaliado por dois pareceristas. Nesse processo, a checagem de plágios será feita por meio de softwares especializados. Em caso de discordância na avaliação, um terceiro parecerista será consultado. Os pareceristas dos artigos serão escolhidos entre os membros do Conselho Científico ou entre consultores ad hoc doutores com expertise nas temáticas dos textos. Estes consultores ad hoc formarão um banco de avaliadores e serão formados por indicação dos membros do Conselho Editorial e do Conselho Científico.

Política de Acesso Livre

Cidades iniciou suas publicações de maneira impressa. Ao adotar o sistema de gerenciamento SEER/OJS, passou a oferecer acesso livre imediato aos resumos de seus trabalhos publicados, editoriais, apresentações e créditos. Com o passar do tempo, Cidades tornou-se completamente online, dando acesso livre a todo o seu conteúdo.

Seções

Cidades classificará os textos submetidos na seção Artigos Científicos. São preferenciais os textos que contenham detalhamento de estudos ou pesquisas concluídas assim como debates teórico-metodológicos. A critério da Equipe Editorial, poderão ser publicados artigos relevantes e obras clássicas de divulgação nacional e internacional, respeitando as regras relativas a direito autoral, assim como críticas bibliográficas.

Periodicidade

Cidades tem como meta a publicação de dois números anuais, reservando-se o direito de priorizar a qualidade dos textos em detrimento da quantidade deles.

Idiomas

Cidades tem como propósito ser um meio de divulgação científica em língua portuguesa, porém aberta à diversidade linguística da comunidade acadêmica. Assim, textos em espanhol, inglês e francês também são publicados sem restrições.