O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato .doc, .docx ou .odt.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaçamento 1,5, usa fonte Times New Roman 12, emprega sublinhado para os destaques e itálico para estrangeirismos; as figuras e tabelas estão inseridas no texto e também são enviadas separadamente.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • O texto não apresenta plágios (softwares de identificação de plágios serão utilizados pela revista no processo de avaliação dos artigos).
  • O texto não foi extraído literalmente de dissertação de mestrado ou tese de doutorado incluindo o o(a) orientador(a) como coautor(a).
  • O texto não apresenta resultados inconsistentes de pesquisas em andamento, reflexões teórico-metodológicas de caráter inicial ou superficial ou compilação bibliográfica sem revelar claramente a contribuição do(a) autor(a).
  • A contribuição é original e inédita e não está em avaliação para publicação em outra revista.
  • URLs para as referências foram informados quando possível.

Diretrizes para Autores

Normas para submissão de publicações

A Revista Cidades classificará os textos submetidos na seção Artigos Científicos. São preferenciais os textos que contenham detalhamento de estudos ou pesquisas concluídas assim como debates teórico-metodológicos. A critério da Equipe Editorial, poderão ser publicados textos relevantes e obras clássicas de divulgação nacional e internacional, respeitando as regras relativas a direito autoral, assim como críticas bibliográficas.

Os artigos científicos devem ter, preferencialmente, entre 30.000 a 75.000 caracteres em seu documento completo, digitados em formato .doc, .docx ou .odt, com espaçamento 1,5 entrelinhas, fonte Times New Roman tamanho 12 e sem recuos e espaçamento de parágrafos. O leiaute disponível fornece uma base de como o texto deve ser apresentado.

Caso o trabalho seja oriundo de pesquisa que tenha obtido fomento de alguma instituição, esta informação deverá ser mencionada em nota de rodapé.

Os artigos científicos devem ter obrigatoriamente um resumo de 100 a 250 palavras, em português, inglês e espanhol ou francês. O título e as palavras-chave (máximo 6) também deverão ser traduzidas para as línguas estrangeiras em que o resumo for apresentado.

Serão aceitos textos encaminhados por autores não lusófonos, desde que escritos em inglês, francês ou espanhol.

As referências a autores deverão ser feitas no corpo do texto, indicando-se o sobrenome em caixa alta ou caixa alta e baixa, segundo o caso, seguido do ano de publicação da obra. Exemplo: (SILVA, 2007), Silva (2007). Havendo mais de uma obra com o mesmo sobrenome, publicada no mesmo ano, deverão ser acrescentadas as letras do alfabeto em minúsculo, após o ano da publicação, por ordem de citação nas referências apresentadas ao final do texto. Exemplo: (SILVA, 2007a), (SILVA, 2007b), (SILVA, 2007c).

As citações literais de trechos de textos de outros autores, se tiverem até três linhas, devem manter-se no corpo do texto entre aspas e, se tiverem mais de três linhas, deverão ser destacadas com recuo de 4 cm, em fonte Calibri 10, sem aspas.

Expressões ou trechos de seu texto, aos quais o autor queira dar destaque, devem vir em sublinhado. As expressões ou excertos mantidos em língua estrangeira deverão estar escritos em itálico. Exemplo: tout court, a priori, vis-à-vis. Os autores não devem utilizar negrito, que é reservado para títulos e subtítulos do texto.

Os títulos, grafados em negrito, devem ser escritos em CAIXA ALTA quando principais e Caixa alta e baixa quando subtítulos. Admitem-se apenas dois níveis de títulos: TÍTULOS e Subtítulos.

As figuras deverão ser encaminhadas em formato digital (JPG, GIF, TIF), numa resolução mínima de 300 dpi, sem moldura, com escala gráfica e legendas legíveis. Elas igualmente devem estar inseridas no corpo do texto. Não enviar imagens em formato PDF.

As referências e citações devem seguir as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). É fundamental, que os nomes dos autores nas referências, ao final do texto, venham completos. Exemplo: SILVA, José Pedro da; SOUZA, Aline; SANTOS, Rui Paiva. Os títulos das obras devem vir destacados em itálico.

As notas devem ser inseridas no rodapé da página em que forem indicadas por algarismos numéricos arábicos sobrescritos. Exemplo: bairro¹, cidades², metropolização³.

Será responsabilidade dos autores e autoras enviar o texto obedecendo à norma padrão da língua em que estiver escrito. Em caso de necessidade de revisão, os textos serão remetidos aos autores e autoras para correção.

O conteúdo e as opiniões expressos pelos autores e autoras dos textos são de sua exclusiva responsabilidade, não representando necessariamente a opinião dos membros da Equipe Editorial da Revista Cidades.

A seleção dos textos será realizada, preferencialmente, por dois pareceristas do Conselho Científico ou por consultores ad hoc. Nos casos em que não houver consenso no parecer, a arbitragem será decidida por meio de um terceiro parecer.

No processo de seleção, consideram-se três situações: texto aprovado para publicação, texto reencaminhado ao autor/à autora para modificações ou texto recusado. Os textos, após modificados pelos autores ou autoras, serão encaminhados aos mesmos pareceristas que avaliaram a primeira versão.

A revista não promoverá nenhuma forma de remuneração por direitos autorais e os autores e autoras, ao submeterem seus textos, confirmam ciência sobre sua divulgação aberta.

 

As submissões que não estiverem de acordo com as estas normas serão devolvidas aos autores ou autoras.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados à Revista Cidades serão usados exclusivamente para os serviços prestados por ela, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.