DO LADO DE DENTRO DOS MUROS

Uma análise dos espaços residenciais fechados e controlados em Angra dos Reis/RJ

Autores

  • Eliane Melara Universidade Federal Fluminense
  • Lucas Ferreira Andrade Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.36661/2448-1092.2024v16n26.14370

Palavras-chave:

desigualdade urbana; segregação e fragmentação socioespacial; espaços residenciais fechados.

Resumo

Contextualizando pelo viés da reestruturação produtiva e urbana, buscaremos analisar neste artigo os eventos econômicos que contribuíram para a expansão urbana de Angra dos Reis, corroborando com os processos de segregação e fragmentação do seu espaço urbano. Além disso, em razão de suas belezas naturais e da facilidade que seu litoral proporciona para o turismo náutico, a cidade vem se destacando pela influência do capital turístico-imobiliário, com uma quantidade expressiva de espaços residenciais
fechados. Entretanto, é também uma cidade marcada por conflitos fundiários, pela pobreza e pela desigualdade social. Neste texto, pretendemos destacar os processos de autossegregação evidenciados na cidade, dando ênfase para a análise dos espaços residenciais fechados, destacando três complexos de loteamentos residenciais fechados do município, devido a sua extensão e importância turístico-imobiliária: os complexos Porto Bracuhy, Porto Frade e Portogalo. Segurança, conforto e muros são as características principais desses empreendimentos, sendo que a maioria dos proprietários dos imóveis não reside fixamente na cidade em estudo. Para concluir, devemos destacar que Angra dos Reis é bastante fragmentada e desigual, fazendo-se necessário a urgência de políticas públicas voltadas para as populações menos favorecidas.

Biografia do Autor

  • Lucas Ferreira Andrade, Universidade Federal Fluminense

    Graduando em Geografia e Bolsista de IC (PIBIC/CNPq), Departamento de Geografia e Políticas Públicas, Universidade Federal Fluminense

Downloads

Publicado

22-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MELARA, Eliane; ANDRADE, Lucas Ferreira. DO LADO DE DENTRO DOS MUROS: Uma análise dos espaços residenciais fechados e controlados em Angra dos Reis/RJ. Revista Cidades, Brasil, v. 16, n. 26, p. 153–184, 2024. DOI: 10.36661/2448-1092.2024v16n26.14370. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/cidades/article/view/14370. Acesso em: 5 dez. 2025.