NA BUSCA DE SIMILITUDES...: A DIVERSIDADE NA URBANIZAÇÃO E NA DISPERSÃO URBANA SURGE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PÓS-1990
DOI :
https://doi.org/10.36661/2448-1092.2015v12n21.11946Mots-clés :
Urbanização, Dispersão urbana, Projetos urbano-regionais, Intervenções urbanas, Estado do Rio de JaneiroRésumé
Profundas mudanças na urbanização ocorrem no Brasil no pós-1990, sob influência da mundialização da economia, da emergência de agentes e do avanço das comunicações, tecnologias e do neoliberalismo, com respostas insuficientes para a sociedade por parte do aparato oficial. Novos fenômenos urbanos têm lugar, sem que suportes teóricos e normativos sejam disponibilizados para fazer frente a investimentos privados, expansão urbana, multiplicação de aglomerações de população e reestruturação de territórios. Este texto constitui uma sistematização de resultados de duas pesquisas desenvolvidas pelas autoras, tendo como caso empírico o território fluminense, com o objetivo de identificar as modificações no quadro de ordenamento e controle do solo sob novos pactos econômicos em diferentes escalas – geográficas ou determinadas pelo capital – nas implantações de projetos regionais e urbanos, que se inserem na política de interiorização da economia. A metodologia incorporou observações in loco, levantamento documentaliconográfico e análises transescalares. Os resultados mostraram-se reveladores da diversidade do urbano e de sua dispersão, entre novas centralidades e territorialidades, a partir de projetos implantados, em fase de implementação, ou sob iminente perspectiva de concretização.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
CIDADES est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International License. La revue n'encouragera aucune forme de rémunération des droits d'auteur et les auteurs, lorsqu'ils soumettent leurs textes, confirment qu'ils sont conscients de leur divulgation en accès libre. De même, CIDADES ne facturera aucun frais de publication ou de révision aux auteurs. Les auteur.e.s sont les titulaires des droits d'auteur des textes publiés dans la revue.