NA BUSCA DE SIMILITUDES...: A DIVERSIDADE NA URBANIZAÇÃO E NA DISPERSÃO URBANA SURGE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PÓS-1990
Resumo
Profundas mudanças na urbanização ocorrem no Brasil no pós-1990, sob influência da mundialização da economia, da emergência de agentes e do avanço das comunicações, tecnologias e do neoliberalismo, com respostas insuficientes para a sociedade por parte do aparato oficial. Novos fenômenos urbanos têm lugar, sem que suportes teóricos e normativos sejam disponibilizados para fazer frente a investimentos privados, expansão urbana, multiplicação de aglomerações de população e reestruturação de territórios. Este texto constitui uma sistematização de resultados de duas pesquisas desenvolvidas pelas autoras, tendo como caso empírico o território fluminense, com o objetivo de identificar as modificações no quadro de ordenamento e controle do solo sob novos pactos econômicos em diferentes escalas – geográficas ou determinadas pelo capital – nas implantações de projetos regionais e urbanos, que se inserem na política de interiorização da economia. A metodologia incorporou observações in loco, levantamento documentaliconográfico e análises transescalares. Os resultados mostraram-se reveladores da diversidade do urbano e de sua dispersão, entre novas centralidades e territorialidades, a partir de projetos implantados, em fase de implementação, ou sob iminente perspectiva de concretização.
CIDADES está licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A revista não promoverá nenhuma forma de remuneração por direitos autorais e os autores e autoras, ao submeterem seus textos, confirmam ciência sobre sua divulgação em acesso aberto. De igual modo, CIDADES não cobrará dos autores e autoras quaisquer taxas de publicação ou revisão. Os autores e autoras são detentores dos direitos autorais dos textos publicados na revista.