Compreensões da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Referencial Curricular Gaúcho

Autores

  • Fabiane Habowski Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Fabiane de Andrade Leite Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i5.12577

Palavras-chave:

Políticas Curriculares, Itinerários Formativos, Ensino de Ciências

Resumo

A presente pesquisa objetiva discutir compreensões acerca da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) no documento do Referencial Curricular Gaúcho (RCG), com foco na proposta dos itinerários formativos para o Novo Ensino Médio. O estudo é parte de um estudo de natureza qualitativa realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo. O objeto de investigação foi o documento do referencial curricular proposto no Rio Grande do Sul, que busca adequar o currículo à Base Nacional Comum Curricular, aprovada em 2018. No documento observou-se a proposta de flexibilização curricular por meio da possiblidade de escolha de um ou mais itinerários a partir da indicação de nove apresentados na área de CNT. O percurso formativo na área indica compreensões de Ciência balizados na concepção de conhecimento como construção humana e, também, por meio do projeto de vida, pode contribuir para o desenvolvimento de autonomia pelos estudantes. Com o estudo, destaca-se a importância em analisar documentos curriculares no Brasil, tendo em vista as alterações propostas nos últimos anos, porém percebe-se que a realidade da escola ainda está muito aquém do ideal apresentado nos documentos.

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Publicado

20-08-2021

Como Citar

HABOWSKI, Fabiane; LEITE, Fabiane de Andrade. Compreensões da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Referencial Curricular Gaúcho. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 5, p. 323–337, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i5.12577. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12577. Acesso em: 10 mar. 2025.