Zoo arthropoda: um recurso didático construído para a sensibilização de inclusão no processo de ensino e aprendizagem em Ciências

Autores

  • Ricardo Ferreira Vale Unisete
  • Ronaldo Adriano Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i4.10953

Palavras-chave:

Zoologia; arthropoda; educação inclusiva; deficiência visual.

Resumo

O século XX caracterizou-se por um anseio de inclusão para alunos com algum tipo de necessidade física. A utilização de modelos táteis é um recurso didático que proporciona aos educandos, deficientes visuais, a formação de imagens mentais (não visuais e/ou visuais) facilitando e possibilitando o ensino e a aprendizagem em Ciências. O objetivo desse trabalho foi a confecção de recursos didáticos (modelos táteis), por alunos sem deficiência visual, com a temática Zoologia, que possam ser utilizados pelos alunos, com deficiência visual, auxiliando-os em suas práticas de ensino. A metodologia desenvolvida ocorreu em cinco momentos: brainstorming, observação, identificação de novidades evolutivas, confecção e socialização. Na avaliação da atividade foi aplicado um questionário aos alunos. As confecções de modelos táteis contribuíram para um ensino mais efetivo e dinâmico aos alunos, propiciando o conhecimento científico por meio das habilidades artísticas, sensibilizando-os acerca da importância de inclusão e respeito às diferenças, uma vez que o conhecimento é um direito de todos.

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Publicado

19-12-2019

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

VALE, Ricardo Ferreira; SILVA, Ronaldo Adriano. Zoo arthropoda: um recurso didático construído para a sensibilização de inclusão no processo de ensino e aprendizagem em Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 2, n. 4, p. 364–374, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2019v2i4.10953. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10953. Acesso em: 11 mar. 2025.