Aprendendo com leituras e textos: uma estratégia pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza

  • Ricardo Ferreira Vale Unisete
Palavras-chave: Divulgação científica; Recurso didático; Fábula; Ensino de Parasitologia.

Resumo

O ensino de parasitologia tem como cenário o local e o cotidiano dos sujeitos envolvidos no processo relacionado ao seu modo de viver e sua relação com as verminoses. Esse trabalho teve como objetivo usar e analisar o recurso didático “fábula” para o desenvolvimento da leitura, sua compreensão e produção, com a participação de 35 alunos do 6° ano de uma escola pública do Estado de Minas Gerais.  A fábula escolhida e utilizada para a atividade foi “O barbeiro e o tatu”, do livro Fábulas Parasitológicas de Pedro Marcos Linardi, que aborda o protozoário Tripanosoma cruzi. Foi distribuída uma cópia da fábula para os alunos, a realização de uma leitura individual e posteriormente uma leitura coletiva. Logo após a leitura, foi requisitado aos alunos que os mesmos representassem por meio de desenhos a sua compreensão diante do texto. Os resultados apontam que os alunos se mostraram capazes de compreender a fábula por conseguirem expressar as situações relatadas na mesma.

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Publicado
25-08-2020
Como Citar
VALE, R. Aprendendo com leituras e textos: uma estratégia pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 509-520, 25 ago. 2020.
Seção
Relatos de Experiências