Aprendendo com leituras e textos: uma estratégia pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza

Autores

  • Ricardo Ferreira Vale Unisete

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i2.11383

Palavras-chave:

Divulgação científica; Recurso didático; Fábula; Ensino de Parasitologia.

Resumo

O ensino de parasitologia tem como cenário o local e o cotidiano dos sujeitos envolvidos no processo relacionado ao seu modo de viver e sua relação com as verminoses. Esse trabalho teve como objetivo usar e analisar o recurso didático “fábula” para o desenvolvimento da leitura, sua compreensão e produção, com a participação de 35 alunos do 6° ano de uma escola pública do Estado de Minas Gerais.  A fábula escolhida e utilizada para a atividade foi “O barbeiro e o tatu”, do livro Fábulas Parasitológicas de Pedro Marcos Linardi, que aborda o protozoário Tripanosoma cruzi. Foi distribuída uma cópia da fábula para os alunos, a realização de uma leitura individual e posteriormente uma leitura coletiva. Logo após a leitura, foi requisitado aos alunos que os mesmos representassem por meio de desenhos a sua compreensão diante do texto. Os resultados apontam que os alunos se mostraram capazes de compreender a fábula por conseguirem expressar as situações relatadas na mesma.

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Publicado

25-08-2020

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

VALE, Ricardo Ferreira. Aprendendo com leituras e textos: uma estratégia pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 2, p. 509–520, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11383. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11383. Acesso em: 1 abr. 2025.