Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia

  • Ricardo Ferreira Vale Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Gracielle Teodora da Costa Pinto Coelho Centro Universitário de Sete Lagoas (Unifemm)
  • Marina Lanza Venuto Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG)
Palavras-chave: (Multi) letramentos, Recursos pedagógicos, Interdisciplinaridade, Ensino de microbiologia

Resumo

Atualmente os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade podem oferecer novos paradigmas para o processo de ensino/aprendizagem, que se sobrepõem às estruturas tradicionais de codificação e decodificação de conhecimentos. Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de trabalho, que contemplou diferentes ferramentas pedagógicas no ensino de microbiologia (fungos), aliando o ensino de Ciências da Natureza e Língua Portuguesa. Os percursos metodológicos foram constituídos nas seguintes etapas: a) aplicação de um questionário para verificação dos conhecimentos prévios dos alunos acerca da temática; b) apresentação de um livro paradidático; c) leitura coletiva da obra escolhida; d) solicitação de uma atividade prática; e) construção de um miniconto em parceria com a professora de Língua Portuguesa utilizando os apontamentos e fotografias produzidos pelos alunos na etapa anterior; f) transformação do miniconto e das imagens obtidas pelos alunos durante o processo de observação do experimento em vídeo; g) inserção do vídeo produzido pelos alunos na plataforma YouTube e h) aplicação de um novo questionário impresso objetivando verificar todo o processo de ensino/aprendizagem. Os resultados obtidos apontaram que a utilização de (multi) letramentos proporcionaram uma aprendizagem atrativa, estimulante e sobretudo significativa. Concluímos, assim, a importância de realizar um trabalho com inovadoras técnicas de ensino e interdisciplinaridade. 

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Publicado
18-12-2020
Como Citar
VALE, R.; COELHO, G.; VENUTO, M. Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 5, p. 456-469, 18 dez. 2020.
Seção
Relatos de Experiências