Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia
Resumo
Atualmente os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade podem oferecer novos paradigmas para o processo de ensino/aprendizagem, que se sobrepõem às estruturas tradicionais de codificação e decodificação de conhecimentos. Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de trabalho, que contemplou diferentes ferramentas pedagógicas no ensino de microbiologia (fungos), aliando o ensino de Ciências da Natureza e Língua Portuguesa. Os percursos metodológicos foram constituídos nas seguintes etapas: a) aplicação de um questionário para verificação dos conhecimentos prévios dos alunos acerca da temática; b) apresentação de um livro paradidático; c) leitura coletiva da obra escolhida; d) solicitação de uma atividade prática; e) construção de um miniconto em parceria com a professora de Língua Portuguesa utilizando os apontamentos e fotografias produzidos pelos alunos na etapa anterior; f) transformação do miniconto e das imagens obtidas pelos alunos durante o processo de observação do experimento em vídeo; g) inserção do vídeo produzido pelos alunos na plataforma YouTube e h) aplicação de um novo questionário impresso objetivando verificar todo o processo de ensino/aprendizagem. Os resultados obtidos apontaram que a utilização de (multi) letramentos proporcionaram uma aprendizagem atrativa, estimulante e sobretudo significativa. Concluímos, assim, a importância de realizar um trabalho com inovadoras técnicas de ensino e interdisciplinaridade.
Downloads
Copyright (c) 2020 Ricardo Ferreira Vale, Gracielle Teodora da Costa Pinto Coelho, Marina Lanza Venuto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.