Ensino de Química e Aprendizagem Significativa: uma proposta de Sequência Didática utilizando materiais alternativos em atividades experimentais

Autores/as

  • Blanchard Silva Passos Instituto Federal Ceará (IFCE)
  • Ana Karine Portela Vasconcelos
  • Felipe Alves Silveira

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n1.12649

Resumen

A realização de atividades experimentais contextualizadas com o cotidiano dos estudantes é um recurso essencial para a aprendizagem de Química. O presente trabalho tem como objetivo propor uma Sequência Didática (SD) abordando Atividades Experimentais com materiais alternativos tendo a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) como embasamento teórico. Compreende-se que quando aulas teóricas e atividades experimentais se utilizam dos pressupostos da TAS, elas apresentam um grande potencial para obtenção de resultados mais efetivos, pois proporcionam o entendimento dos conceitos, além de incentivar a atenção e o protagonismo dos estudantes na busca do conhecimento. Deste modo, busca-se colaborar com o trabalho docente por meio de uma abordagem que explora a utilização de materiais alternativos de baixo custo e fácil obtenção.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

16-03-2022

Número

Sección

Propostas Didáticas

Cómo citar

PASSOS, Blanchard Silva; VASCONCELOS, Ana Karine Portela; SILVEIRA, Felipe Alves. Ensino de Química e Aprendizagem Significativa: uma proposta de Sequência Didática utilizando materiais alternativos em atividades experimentais. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 1, p. 610–630, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12649. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12649. Acesso em: 9 mar. 2025.