Uma Sequência Didática nos conceitos correlatos ao estudo da vitamina C presente nas polpas de frutas

Palavras-chave: Experimentação, Sequência didática, Aprendizagem significativa, Química

Resumo

O uso da experimentação justifica-se pelas contribuições na construção da teoria com a prática através da contextualização dos saberes científicos, haja vista que as atividades sejam baseadas em problemas reais que visem ao estímulo das indagações em prol do protagonismo do estudante. Diante disso, a presente investigação tem por objetivo propor uma Sequência Didática (SD) abordando a experimentação no âmbito do ensino de Química, a fim de facilitar a aquisição do saber científico, tendo a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) como suporte teórico. A atividade proposta consiste em aulas teóricas e práticas através do uso de materiais de baixo custo no qual podem ser ministradas em turmas da 1ª série do Ensino Médio com foco no conteúdo solubilidade de compostos orgânicos através do tema vitamina C. Destarte, o trabalho pode colaborar na elaboração de aulas dos professores por meio dessa atividade que foge ao modelo tradicional de ensino veementemente criticado. Ademais, proporcionar entendimento dos conceitos de forma contextualizada através de materiais comumente utilizados no nosso dia a dia buscando explorar os aspectos químicos existentes, tornando os estudantes os próprios autores na construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce de Sousa Filgueiras, IFCE

Técnica em petroquímica pelo IFCE-Campus Aracati e Licencianda em Química na mesma instituição.

Felipe Alves Silveira, IFCE
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Doutorando da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) do IFCE, Fortaleza,Ceará - Brasil.
Ana Karine Portela Vasconcelos, IFCE
Doutora e Mestre em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora permanente do Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) e da RENOEN do IFCE, Fortaleza, Ceará - Brasil.
Publicado
10-07-2023
Como Citar
FILGUEIRAS, J.; SILVEIRA, F.; VASCONCELOS, A. K. Uma Sequência Didática nos conceitos correlatos ao estudo da vitamina C presente nas polpas de frutas. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 4, p. 97-120, 10 jul. 2023.