Além das fronteiras visuais: uma proposta de sequência didática inclusiva voltada ao ensino de substâncias e misturas

Palavras-chave: ensino de química, deficiência visual, recursos pedagógicos acessíveis

Resumo

A inclusão de estudantes com Deficiência Visual – DV exige abordagens didáticas que ultrapassem as fronteiras visuais tradicionais. Assim, nosso objetivo com este trabalho é propor uma Sequência Didática – SD inclusiva, segmentada em três etapas, utilizando materiais acessíveis para alunos com e sem DV, como aporte para uma experiência sensorial inclusiva acerca do conteúdo de substâncias e misturas. Propomos que a SD seja desenvolvida em turmas de 1º ano do Ensino Médio. A SD deverá ser mediada pelo professor e pela utilização de Recursos Pedagógicos Acessíveis – RPA, com a turma organizada em grupos para estimular a colaboração entre os estudantes. Conforme a defectologia Vygotskyana, o desenvolvimento alunos com DV é impulsionado pelas interações sociais que vivenciam e por meio da linguagem eles podem ampliar seu repertório de referências visuais e atribuir significado a elas. Esta SD possui potencial para tornar a prática de professores de Química mais inclusiva, bem como sua configuração colaborativa pode melhorar a compreensão dos conceitos entre os estudantes com e sem DV e ainda promover maior interação entre todos os alunos. Destacamos a importância de desenvolver estratégias de ensino que promovam a inclusão e a equidade, garantindo que todos os estudantes tenham pleno acesso ao conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidivânia Silva Freitas Mesquita, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutoranda em Ensino da Rede Nordeste de Ensino - Polo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – RENOEN/IFCE. Mestra em Química pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE).

Gerson de Souza Mól, Universidade de Brasília

Doutor em Química pela Universidade de Brasília - UnB, com posdoc na Universidade de Aveiro - Portugal. Professor Titular do Instituto de Química da UnB. Orienta nos programas de pós-graduação em Ensino de Ciência e em Educação em Ciências da UnB, na REAMEC e no PPGECM - UEM.

Ana Karine Portela Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará. Docente do Instituto Federal Ceará (IFCE). Docente Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE e do Curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino-Polo IFCE (RENOEN).

Publicado
27-08-2024
Como Citar
MESQUITA, L. S.; MÓL, G.; VASCONCELOS, A. K. Além das fronteiras visuais: uma proposta de sequência didática inclusiva voltada ao ensino de substâncias e misturas. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 2, p. 257-273, 27 ago. 2024.
Seção
Propostas Didáticas