Além das fronteiras visuais: uma proposta de sequência didática inclusiva voltada ao ensino de substâncias e misturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n2.14222

Palavras-chave:

ensino de química, deficiência visual, recursos pedagógicos acessíveis

Resumo

A inclusão de estudantes com Deficiência Visual – DV exige abordagens didáticas que ultrapassem as fronteiras visuais tradicionais. Assim, nosso objetivo com este trabalho é propor uma Sequência Didática – SD inclusiva, segmentada em três etapas, utilizando materiais acessíveis para alunos com e sem DV, como aporte para uma experiência sensorial inclusiva acerca do conteúdo de substâncias e misturas. Propomos que a SD seja desenvolvida em turmas de 1º ano do Ensino Médio. A SD deverá ser mediada pelo professor e pela utilização de Recursos Pedagógicos Acessíveis – RPA, com a turma organizada em grupos para estimular a colaboração entre os estudantes. Conforme a defectologia Vygotskyana, o desenvolvimento alunos com DV é impulsionado pelas interações sociais que vivenciam e por meio da linguagem eles podem ampliar seu repertório de referências visuais e atribuir significado a elas. Esta SD possui potencial para tornar a prática de professores de Química mais inclusiva, bem como sua configuração colaborativa pode melhorar a compreensão dos conceitos entre os estudantes com e sem DV e ainda promover maior interação entre todos os alunos. Destacamos a importância de desenvolver estratégias de ensino que promovam a inclusão e a equidade, garantindo que todos os estudantes tenham pleno acesso ao conhecimento.

Downloads

Biografia do Autor

  • Lidivânia Silva Freitas Mesquita, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

    Doutoranda em Ensino da Rede Nordeste de Ensino - Polo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – RENOEN/IFCE. Mestra em Química pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE).

  • Gerson de Souza Mól, Universidade de Brasília

    Doutor em Química pela Universidade de Brasília - UnB, com posdoc na Universidade de Aveiro - Portugal. Professor Titular do Instituto de Química da UnB. Orienta nos programas de pós-graduação em Ensino de Ciência e em Educação em Ciências da UnB, na REAMEC e no PPGECM - UEM.

  • Ana Karine Portela Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

    Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará. Docente do Instituto Federal Ceará (IFCE). Docente Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE e do Curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino-Polo IFCE (RENOEN).

Downloads

Publicado

27-08-2024

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

MESQUITA, Lidivânia Silva Freitas; MÓL, Gerson de Souza; VASCONCELOS, Ana Karine Portela. Além das fronteiras visuais: uma proposta de sequência didática inclusiva voltada ao ensino de substâncias e misturas. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 2, p. 257–273, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n2.14222. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14222. Acesso em: 30 mar. 2025.