Ensino de Química e Aprendizagem Significativa: uma proposta de Sequência Didática utilizando materiais alternativos em atividades experimentais

  • Blanchard Silva Passos Instituto Federal Ceará (IFCE)
  • Ana Karine Portela Vasconcelos
  • Felipe Alves Silveira

Resumo

A realização de atividades experimentais contextualizadas com o cotidiano dos estudantes é um recurso essencial para a aprendizagem de Química. O presente trabalho tem como objetivo propor uma Sequência Didática (SD) abordando Atividades Experimentais com materiais alternativos tendo a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) como embasamento teórico. Compreende-se que quando aulas teóricas e atividades experimentais se utilizam dos pressupostos da TAS, elas apresentam um grande potencial para obtenção de resultados mais efetivos, pois proporcionam o entendimento dos conceitos, além de incentivar a atenção e o protagonismo dos estudantes na busca do conhecimento. Deste modo, busca-se colaborar com o trabalho docente por meio de uma abordagem que explora a utilização de materiais alternativos de baixo custo e fácil obtenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
16-03-2022
Como Citar
PASSOS, B.; VASCONCELOS, A. K.; SILVEIRA, F. Ensino de Química e Aprendizagem Significativa: uma proposta de Sequência Didática utilizando materiais alternativos em atividades experimentais. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 1, p. 610-630, 16 mar. 2022.
Seção
Propostas Didáticas