Abordagens da Educação Ambiental nas Instituições de Ensino Superior Brasileiras: Uma revisão da literatura
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a maneira como a Educação Ambiental está sendo abordada nas Instituições de Ensino Superior brasileiras, por meio da identificação das metodologias adotadas por essas instituições. O método empregado consistiu em uma Revisão Sistemática de Literatura realizada no período entre 2012 e 2021. Foram analisados 44 artigos selecionados de uma amostragem inicial de 4.358. Os resultados da análise revelaram um aumento no número de trabalhos sobre Educação Ambiental publicados ao longo dos anos, sendo a Revista Brasileira de Educação Ambiental o periódico que mais se destacou nesse aspecto em comparação com outros. Grande parte desses trabalhos foi realizada em colaboração, com a maioria dos pesquisadores vinculados a instituições das regiões sul e nordeste do Brasil. No que diz respeito às abordagens identificadas em cada artigo, estas foram classificadas em seis categorias distintas. As disciplinas específicas e as atividades pontuais foram as mais comuns, estando presentes em 31% dos trabalhos cada. Os projetos ocuparam o segundo lugar, sendo identificados em 20% dos artigos. Os eventos foram mencionados em 9% dos estudos. Por outro lado, as práticas e os programas, tiveram menor frequência de ocorrência, aparecendo em apenas 6% e 3% dos artigos, respectivamente.
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Copyright (c) 2024 Ana Tainá Rodrigues, Nayana de Almeida Santiago Nepomuceno, Ana Karine Portela Vasconcelos, Betina da Silva Lopes
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