PIBID e a formação de professores de química: um relato de experiência

Autores/as

  • Natany Dayani de Souza Assai Universidade Federal Fluminense
  • Sidney Lopes Sanchez Junior Universidade Federal do Paraná
  • Silvia Fernanda de Souza Lordani Prefeitura Municipal de Santa Amélia
  • Patricia Ferreira Concato de Souza Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio
  • Márcia Ines Schabarum Mikuska Universidade do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12357

Palabras clave:

PIBID, Formação de Professores, Química, Prática Docente

Resumen

Este trabalho tem como objetivo investigar como as ações do PIBID impactaram na formação profissional dos licenciandos em Química de uma Instituição de Educação Superior pública localizada no Paraná. A coleta de dados ocorreu mediante uma entrevista semiestruturada, a fim de investigar a percepção dos licenciandos acerca das atividades desenvolvidas no PIBID, assim como as contribuições para sua formação. Os dados revelaram que tal política auxilia no desenvolvimento e construção de sua prática docente, contudo, apontam para algumas fragilidades, como a aproximação entre professor orientador, supervisor e licenciandos, o que evidencia a necessidade de estratégias entre os sujeitos constituintes da tríade formativa, para potencializar a formação dos licenciandos, corroborando aos objetivos do programa.

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Publicado

08-10-2021

Número

Sección

Relatos de Experiências

Cómo citar

PIBID e a formação de professores de química: um relato de experiência. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 525–537, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12357. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12357. Acesso em: 1 mar. 2025.