Trajetória hipotética e real de aprendizagem na química: um caso de aplicação

Autores

  • Mylena Rodrigues Machado Universidade Federal Fluminense – UFF.
  • Natany Dayani de Souza Assai Universidade Federal Fluminense – UFF.

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n5.13297

Palavras-chave:

trajetória hipotética de aprendizagem, óxidos, ciência/química

Resumo

O presente estudo objetivou a elaboração e desenvolvimento de uma trajetória hipotética de aprendizagem (THA) para o estudo do conteúdo de óxidos. O tema escolhido para contextualizar a elaboração dos problemas, pautou-se na poluição proveniente atmosférica e hídrica de uma indústria local, e suas consequências. A proposta foi desenvolvida em duas turmas do nono ano de um colégio de Volta Redonda. Os dados obtidos, após a implementação, foram comparados com a THA, mediante a análise de conteúdo, a fim de estabelecer convergências e divergências entre a etapa de planejamento e implementação das trajetórias em ambas as turmas. Como resultados, a turma A obteve uma quantidade de unidades de registro (UR) bem maior que as previamente estabelecidas, demonstrando uma participação efetiva dos alunos durante a resolução dos problemas. Já a turma B também atingiu uma quantidade de UR acima das previstas, porém, menor que da turma A. Apesar disso, os questionamentos e apontamentos da segunda turma foram mais relacionados com o conteúdo e com o tema trabalhado. Dessa forma a THA atingiu seu objetivo de norteadora no processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que o professor/pesquisador estivesse, de certa forma, preparado para a condução do caminho de aprendizagem dos alunos.

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Publicado

22-12-2022

Como Citar

Trajetória hipotética e real de aprendizagem na química: um caso de aplicação. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 420–435, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n5.13297. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13297. Acesso em: 1 mar. 2025.

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