Trajetória hipotética e real de aprendizagem na química: um caso de aplicação
Resumo
O presente estudo objetivou a elaboração e desenvolvimento de uma trajetória hipotética de aprendizagem (THA) para o estudo do conteúdo de óxidos. O tema escolhido para contextualizar a elaboração dos problemas, pautou-se na poluição proveniente atmosférica e hídrica de uma indústria local, e suas consequências. A proposta foi desenvolvida em duas turmas do nono ano de um colégio de Volta Redonda. Os dados obtidos, após a implementação, foram comparados com a THA, mediante a análise de conteúdo, a fim de estabelecer convergências e divergências entre a etapa de planejamento e implementação das trajetórias em ambas as turmas. Como resultados, a turma A obteve uma quantidade de unidades de registro (UR) bem maior que as previamente estabelecidas, demonstrando uma participação efetiva dos alunos durante a resolução dos problemas. Já a turma B também atingiu uma quantidade de UR acima das previstas, porém, menor que da turma A. Apesar disso, os questionamentos e apontamentos da segunda turma foram mais relacionados com o conteúdo e com o tema trabalhado. Dessa forma a THA atingiu seu objetivo de norteadora no processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que o professor/pesquisador estivesse, de certa forma, preparado para a condução do caminho de aprendizagem dos alunos.