A disciplina de Pesquisa e Processos Educativos como articuladora da prática e da pesquisa em sala de aula

Autores/as

  • Anelise Grünfeld de Luca
  • Marilândes Mól Ribeiro de Melo

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i3.11778

Palabras clave:

Pesquisa em sala de Aula, Pesquisa e Processos Educativos, Formação de professores

Resumen

O presente artigo teve como objetivo analisar a disciplina Pesquisa e Processos Educativos (PPE), como um componente voltado a instigar os licenciandos a praticar a pesquisa em sala de aula. Especificamente pretendeu-se apresentar e analisar as temáticas abordadas nos projetos elaborados entre os anos de 2017 a 2019, buscando entender as intencionalidades, as possibilidades e os desafios relacionados ao desenvolvimento das pesquisas realizadas nesta disciplina numa perspectiva de reflexão e reconstrução do ser e estar professor pesquisador da sua prática. A PPE é uma disciplina desenvolvida no curso de licenciatura em Química nos primeiros quatro semestres (PPE I a IV) com carga horária total de 360 horas, nas quais o licenciando deverá compreender a realidade educacional, bem como caracterizar os aspectos da rede de ensino local, tornar-se autônomo e proativo. Firma-se assim, o argumento defendido por Pedro Demo que compreende a pesquisa como razão do ensino, e este, como razão da pesquisa em sala de aula, posto que o futuro professor se conscientiza de que não há ensino sem pesquisa e que a ausência desta, pode degradar o ensino, reduzindo-o práticas imitação.

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Publicado

13-11-2020

Cómo citar

A disciplina de Pesquisa e Processos Educativos como articuladora da prática e da pesquisa em sala de aula. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 101–117, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i3.11778. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11778. Acesso em: 1 mar. 2025.