A disciplina de Pesquisa e Processos Educativos como articuladora da prática e da pesquisa em sala de aula

  • Anelise Grünfeld de Luca
  • Marilândes Mól Ribeiro de Melo
Palavras-chave: Pesquisa em sala de Aula, Pesquisa e Processos Educativos, Formação de professores

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar a disciplina Pesquisa e Processos Educativos (PPE), como um componente voltado a instigar os licenciandos a praticar a pesquisa em sala de aula. Especificamente pretendeu-se apresentar e analisar as temáticas abordadas nos projetos elaborados entre os anos de 2017 a 2019, buscando entender as intencionalidades, as possibilidades e os desafios relacionados ao desenvolvimento das pesquisas realizadas nesta disciplina numa perspectiva de reflexão e reconstrução do ser e estar professor pesquisador da sua prática. A PPE é uma disciplina desenvolvida no curso de licenciatura em Química nos primeiros quatro semestres (PPE I a IV) com carga horária total de 360 horas, nas quais o licenciando deverá compreender a realidade educacional, bem como caracterizar os aspectos da rede de ensino local, tornar-se autônomo e proativo. Firma-se assim, o argumento defendido por Pedro Demo que compreende a pesquisa como razão do ensino, e este, como razão da pesquisa em sala de aula, posto que o futuro professor se conscientiza de que não há ensino sem pesquisa e que a ausência desta, pode degradar o ensino, reduzindo-o práticas imitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
13-11-2020
Como Citar
LUCA, A.; MELO, M. A disciplina de Pesquisa e Processos Educativos como articuladora da prática e da pesquisa em sala de aula. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 3, p. 101-117, 13 nov. 2020.