A disciplina de Pesquisa e Processos Educativos como articuladora da prática e da pesquisa em sala de aula
Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar a disciplina Pesquisa e Processos Educativos (PPE), como um componente voltado a instigar os licenciandos a praticar a pesquisa em sala de aula. Especificamente pretendeu-se apresentar e analisar as temáticas abordadas nos projetos elaborados entre os anos de 2017 a 2019, buscando entender as intencionalidades, as possibilidades e os desafios relacionados ao desenvolvimento das pesquisas realizadas nesta disciplina numa perspectiva de reflexão e reconstrução do ser e estar professor pesquisador da sua prática. A PPE é uma disciplina desenvolvida no curso de licenciatura em Química nos primeiros quatro semestres (PPE I a IV) com carga horária total de 360 horas, nas quais o licenciando deverá compreender a realidade educacional, bem como caracterizar os aspectos da rede de ensino local, tornar-se autônomo e proativo. Firma-se assim, o argumento defendido por Pedro Demo que compreende a pesquisa como razão do ensino, e este, como razão da pesquisa em sala de aula, posto que o futuro professor se conscientiza de que não há ensino sem pesquisa e que a ausência desta, pode degradar o ensino, reduzindo-o práticas imitação.
Downloads
Copyright (c) 2020 Anelise Grünfeld de Luca, Marilândes Mól Ribeiro de Melo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.