Percepções de estudantes do quarto ano do curso Técnico em Química sobre sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n4.13937Palavras-chave:
educação ambiental, ensino de química, meio ambienteResumo
Desde as Revoluções Industriais os problemas ambientais começaram a surgir globalmente, e com eles emergiu a preocupação com a preservação da natureza, a sustentabilidade ambiental, principalmente no âmbito escolar, abordado pelos alunos por meio da Educação Ambiental. Nesse contexto educativo, o intuito deste estudo foi apresentar e discutir as percepções dos estudantes do quarto ano do curso Técnico em Química do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), da cidade de Cianorte, Paraná, sobre as temáticas que envolvem a sustentabilidade. Para isso, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, em que os estudantes responderam a um questionário sobre sustentabilidade. A coleta de dados foi realizada mediante uma oficina sobre a relação entre a coleta seletiva e reciclagem. Os dados foram tratados utilizando a metodologia de análise de conteúdo, com a pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Dentre os resultados encontrados foi possível perceber a preocupação dos estudantes com o desperdício de água e o uso da química de modo positivo para o desenvolvimento do meio ambiente. No entanto, também verificamos uma lacuna no aprendizado desses estudantes no que se refere à concepção de logística reversa, visto que 96% deles não sabiam do que se tratava a temática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 JOÃO VICTOR NUNES DURÇO, Paula Cavalcante Monteiro, Anelise Grünfeld de Luca

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.














