Social Representations of Quantum of Physics Graduates: implications of initial training

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n4.14717

Keywords:

Science Education, Structuralist Approach, Free Evocation of Words

Abstract


The increase in the term quantum linked to the supply of products that promise miraculous cures and a more prosperous life, highlights the need to discuss the origin of this term based on a scientific bias, in order to prevent subjects from being fooled by pseudosciences. The present work aimed to identify the social representations expressed by students of a Physics degree course regarding the term quantum and investigate whether the degree promoted changes in these representations. The methodology used is qualitative in nature, based on the central core theory. Data collection was carried out by applying a questionnaire to the participants and the technique used was Free Word Evocation. For data analysis, Prototypical Analysis was used in order to identify the probable core of Social Representations. The results indicate that incoming students associate the term quantum with Physics, but are unable to elaborate an in-depth justification regarding this association, while graduating students demonstrated representations influenced by scientific knowledge. With this, it is concluded that there was a change in the subjects' representations and that this change is related to the influences of the training process.

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Author Biographies

  • Fabiene Barbosa da Silva, Universidade Estadual de Maringá

    Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pós-graduanda em Ciências Forenses pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal do Paraná - Campus Ivaiporã (2022). Atua como bolsista SETI no Programa de Residência Técnica (Restec) em Ciências Forenses. Atuou como professora da Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Jardim Alegre. Atuou como bolsista CAPES no Programa Residência Pedagógica. Atuou como bolsista CAPES no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Participou do Grupo de Estudos Interdisciplinares: práticas compartilhadas e do Grupo de Pesquisa PITECO - Pesquisa em Inovações Tecnológicas e Ensino de Ciências. Atualmente participa do Grupo de Pesquisa CIENCIAR - Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais.

  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá

    Licenciado em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e em Biologia pelo Claretiano Centro Universitário (2020), Especialista em Educação pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campo Mourão (2004), Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo - USP (2007); Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2011) e Pós-doutor em Educação em Ciências pela Universidade do Minho - UMinho/PT (2016) e em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2018). É professor Associado do Departamento de Biologia - DBI; do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB, da UEM. Coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais - CIENCIAR, membro do Grupo de Pesquisa GETEPEC, da UEL, e parceira em pesquisa com o Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC, do Instituto de Educação da UMinho de Portugal e com o Laboratoire HESPER EA 7425, Université Claude Bernard Lyon 1 da França. Atuou como Coordenador do Pibid Física-CRG (2012 - 2014) e Coordenador de Gestão do Pibid UEM (2014 - 2016). Coordenou o curso de graduação em Licenciatura Plena em Ciências por duas gestões (2012-2014 e 2014-2016). Coordenou o Programa de Pós-Graduação PCM (Gestão 2019-2021 e 2021- 2022) e o Programa de Pós-Graduação PROFCIAMB (Gestão 2022 - 2023). Coordena um Projeto de Pesquisa (CNPq/Universal 2018) interinstitucional entre UEM, UTFPR, UMinho/Pt e IPG/Pt. Foi Vice-Diretor da Regional 3 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (gestão 2019-2021). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e representações sociais. Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) em Educação do CNPq.

  • Adriano José Ortiz, Instituto Federal do Paraná

    Possui graduação em Licenciatura - Física pela Universidade Estadual de Londrina (2011), Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrina (2014) e Doutorado em Educação para Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2019). Atualmente é docente do Instituto Federal do Paraná e Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus Ivaiporã. Também já foi coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFPR campus Ivaiporã (2016-2018), e atuou como representante docente e representante de coordenadores no Conselho de dirigentes do campus (CODIC). Coordenou o subprojeto Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no campus Ivaiporã nas edições de 2018 e 2020. Tem experiência na área de Física, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: ensino de Física e Astronomia, formação de professores, Representações Sociais. 

Published

19-12-2024

How to Cite

Social Representations of Quantum of Physics Graduates: implications of initial training. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 321–345, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n4.14717. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14717. Acesso em: 1 mar. 2025.