Museums Virtual Tour: a teaching proposal with research for 5th grade students in a pandemic scenario

Authors

  • Cristiane Machado Fabrício Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Paola Cazzanelli Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Isabel Cristina Machado de Lara Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Luciano Denardin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.12831

Keywords:

Classroom research, Science and Mathematics Modeling, Scientific literacy, Museums Virtual Tour

Abstract

This didatic proposal aims to contribute to the scientific literacy of 5th grade students of Elementary School. This is a proposal developed in a pandemic context, using as a pedagogical resource the Virtual Biomes Exhibition, which was presented in Rio de Janeiro in 2012. The methodology is based on the principles of classroom research, through an interdisciplinary and transdisciplinary project, which uses Science and Mathematics Modeling as research and teaching method. The proposal for virtual tour presents a pedagogical alternative in the pandemic context, since it becomes possible to transport knowledge to the digital environment with technological resources, providing access to the collections of several museums worldwide. As an additional contribution, it is intended to contribute to the formation of ethical and critical individuals, who are aware of their rights and duties as citizens.

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Author Biographies

  • Cristiane Machado Fabrício, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

    Licenciada em Matemática pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA; Especialista em Mídias e Matemática: Tripé para a formação de professores - UFRGS e Gestão Educacional - UFRGS; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências e Matemática - PUCRS. Atualmente é professora da Rede Municipal de Esteio.

  • Paola Cazzanelli, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

    Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS/CAPES (2022). Mestra em Educação em Ciências e Matemática pelo mesmo Programa. Aluna de especialização em Ensino de Ciências aos anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é 10! pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2020). Aluna de especialização em Gestão em Educação: supervisão e orientação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS (2021). Graduada em licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2018). Atualmente é professora de Ciências e Agroecologia no Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência visual, softwares ledores, Atendimento Educacional Especializado, inclusão, ensino de Ciências, ensino de Agroecologia, reciclagem e Educação em Saúde.

  • Isabel Cristina Machado de Lara, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

    Isabel Cristina Machado de Lara é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Realizou seu Pós-Doutoramento no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, dedicando-se à pesquisa em Inovação e Interdisciplinaridade de Educação em Ciências e Matemática no século XXI. Atualmente é professora permanente no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática e da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Discalculia e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Etnomatemática. Realiza palestras, oficinas e minicursos em formações continuadas de professores atuando principalmente nos seguintes temas: tendências atuais no ensino da matemática; etnomatemática; dificuldades e transtornos de aprendizagem; resolução de problemas; uso de jogos.

  • Luciano Denardin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

    Possui graduação em Licenciatura em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004), mestrado profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é professor da Escola Politécnica e coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foi coordenador do sub-projeto Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da PUCRS entre 2014 e 2018. Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências; formação de professores; história, epistemologia e natureza da ciência.

Published

21-12-2022

Issue

Section

Propostas Didáticas

How to Cite

Museums Virtual Tour: a teaching proposal with research for 5th grade students in a pandemic scenario. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 357–371, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n4.12831. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12831. Acesso em: 1 mar. 2025.