Visitas virtuales en museos: una propuesta de enseñanza con investigación para estudiantes de quinto año de la Enseñanza Primaria durante una pandemia

Autores/as

  • Cristiane Machado Fabrício Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Paola Cazzanelli Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Isabel Cristina Machado de Lara Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Luciano Denardin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.12831

Palabras clave:

Investigación en el aula, Modelación em Ciencias y Matemática, Alfabetización Científica, Visitas virtuales a Museos

Resumen

La presente propuesta de enseñanza propone contribuir a la alfabetización científica de los estudiantes de quinto grado de la Escuela Primaria. Se trata de una propuesta elaborada en un contexto de pandemia, utilizando como recurso pedagógico la exposición virtual Biomas, presentada en Río de Janeiro en 2012. Metodológicamente, se fundamenta en los principios de la investigación en el aula, a través de un proyecto interdisciplinario y transdisciplinario, utilizando Modelación en Ciencias y Matemática como método de investigación y enseñanza. Se señala que una propuesta de visitas virtuales en museos se presenta como una alternativa pedagógica en un contexto de una pandemia, ya que, a través de la tecnologia, se transporta el conocimiento presencial al digital, y, de esta forma, se superan barreras, proporcionando acceso a las colecciones de varios museos del mundo. Además, se busca contribuir a la formación de personas éticas, críticas, conocedoras de sus derechos y deberes como ciudadanos.

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Biografía del autor/a

  • Cristiane Machado Fabrício, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

    Licenciada em Matemática pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA; Especialista em Mídias e Matemática: Tripé para a formação de professores - UFRGS e Gestão Educacional - UFRGS; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências e Matemática - PUCRS. Atualmente é professora da Rede Municipal de Esteio.

  • Paola Cazzanelli, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

    Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS/CAPES (2022). Mestra em Educação em Ciências e Matemática pelo mesmo Programa. Aluna de especialização em Ensino de Ciências aos anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é 10! pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2020). Aluna de especialização em Gestão em Educação: supervisão e orientação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS (2021). Graduada em licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2018). Atualmente é professora de Ciências e Agroecologia no Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência visual, softwares ledores, Atendimento Educacional Especializado, inclusão, ensino de Ciências, ensino de Agroecologia, reciclagem e Educação em Saúde.

  • Isabel Cristina Machado de Lara, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

    Isabel Cristina Machado de Lara é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Realizou seu Pós-Doutoramento no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, dedicando-se à pesquisa em Inovação e Interdisciplinaridade de Educação em Ciências e Matemática no século XXI. Atualmente é professora permanente no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática e da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Discalculia e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Etnomatemática. Realiza palestras, oficinas e minicursos em formações continuadas de professores atuando principalmente nos seguintes temas: tendências atuais no ensino da matemática; etnomatemática; dificuldades e transtornos de aprendizagem; resolução de problemas; uso de jogos.

  • Luciano Denardin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

    Possui graduação em Licenciatura em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004), mestrado profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é professor da Escola Politécnica e coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foi coordenador do sub-projeto Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da PUCRS entre 2014 e 2018. Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências; formação de professores; história, epistemologia e natureza da ciência.

Publicado

21-12-2022

Número

Sección

Propostas Didáticas

Cómo citar

Visitas virtuales en museos: una propuesta de enseñanza con investigación para estudiantes de quinto año de la Enseñanza Primaria durante una pandemia. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 357–371, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n4.12831. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12831. Acesso em: 1 mar. 2025.